A ingestão de proteínas no café da manhã reduz o apetite entre outros benefícios, revela o estudo
A ingestão de proteínas no café da manhã pode fazer toda a diferença na regulação do apetite diário. É o que mostra um estudo recente desenvolvido pela empresa americana de alimentos Hillshire. De acordo com o estudo, quanto maior for o consumo de proteína no café da manhã, mais amplos são os benefícios para a saúde.
A pesquisa revelou especificamente que refeições matinais com alto teor proteico foram capazes de reduzir o apetite até a hora do almoço. Foram feitos testes com seis tipos diferentes de café da manhã: os três primeiros incluíram linguiça e um alimento industrializado à base de ovo, com 40, 23 e 9 gramas de proteína respectivamente, o quarto com cereais e leite contendo 8 gramas de proteína, o quinto com panqueca e xarope (comum nas refeições dos EUA) e o sexto sem café da manhã.
Os participantes tiveram que avaliar a sua fome antes do almoço e em intervalos de 30 minutos durante quatro horas. Em seguida, ganharam uma refeição de massa e foram orientados a se alimentarem até estarem satisfeitos. Os resultados do estudo, divulgados durante Conferência da Sociedade Americana para a Nutrição Experimental na Biologia, mostram que os indivíduos que comeram o café da manhã com maior quantidade de proteína sentiram menos fome durante toda a manhã e comeram menos no almoço.
“Há um grande valor no verdadeiro entendimento do poder da proteína quando ingerida em quantidades ideais. Proteína é o o melhor alimento, mas os consumidores devem estar mais informado sobre as quantidades que precisam ingerir em cada refeição, para que possam maximizar os benefícios, como o controle da fome” declarou a chefe de pesquisa, Kristin Harris.
Vale lembrar, porém, que não é recomendada a ingestão de linguiça e ovos diariamente, ressalta a nutricionista Haline Dalsgaard, outra pesquisadora que realizou um estudo paralelo com o mesmo tema, publicado na revista “Experimental Biology”. A Hillshire é uma companhia de produção de alimentos industrializados. Então, atenção na hora de escolher as fontes de proteínas mais adequadas para o seu café. A dica é verificar sempre a tabela nutricional e checar os outros valores além do teor proteico.
Fonte: O Globo
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa