A Copa do Mundo pode estar aí, mas não podemos esquecer as tradicionais festas juninas! Experimente preparar o vatapá bahiano
Mesmo às vésperas do mundial da Copa do Mundo, que alimenta a promessa de um grande intercâmbio gastronômico com a chegada de vários países diferentes, não podemos esquecer que junho é mês de São João! As festas e arraiás trazem algumas das mais icônicas e deliciosas comidas típicas do Nordeste e Brasil. Uma delas, com uma forte associação cultural à Bahia, é o vatapá. Delicioso e prático, trazemos hoje a receita do vatapá bahiano, para você preparar e já ir sentindo um pouco do gosto do mês de junho. Anote e se delicie!
Vatapá bahiano
Ingredientes
500 g de camarão seco
1 L de leite de coco (de preferência natural)
100 g de amendoim torrado e sem a pele
150 g de castanha de caju
2 cebolas grandes
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca
1 gengibre ralado
Quanto baste de azeite de dendê
Sal a gosto
Modo de preparo
Limpe os camarões, tirando as caldas e as cabeças. Depois com o leite de coco bata no liquidificador todos os ingredientes ate formar um creme. exceto o azeite de dendê.
Depois do creme feito, passe tudo para uma panela e acrescente um pouco de sal, e vá mexendo em fogo médio para que possa cozinhar e tenha cuidado para não embolar. Quando estiver quase cozido acrescente o dendê, somente para dar uma corada, cuidado para não por muito, coloque somente o suficiente para dar cor e sabor ao vatapá, mas tenha cuidado pra não exagerar. Em seguida continue mexendo até ferver bem.
O vatapá deve ficar com uma consistência firme, mas não muito cremosa. Se ficar muito duro, acrescente mais leite de coco, se ficar muito mole, acrescente mais farinha.
O vatapá vai estar pronto quando estiver desgrudando do fundo da panela.
Acompanhe com arroz branco, frango e caruru.
Dica do CyberCook
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa