15, novembro, 2014

Dez mitos e verdades da culinária

Mergulhar a cebola na água diminui seu ardor? Gelo e sal gelam mais rápido a cerveja? Óleo na água ajuda a não grudar o macarrão? Saiba o que é mito e o que é verdade!

picanha argentina
Congelar e descongelar a carne na sequência a estraga: verdade ou mito?

Quem nunca acompanhou a vovó cozinhando e ganhou, de quebra, um belo de um ensinamento gastronômico? Ou aquela vez que você foi com o seu avô até a padaria e ele te contou histórias e mais histórias, algumas que soam até como lendas, mas que são verdadeiras. Ainda tem aquelas pessoas que amam passear pela internet para descobrir novos costumes, hábitos e receitas culinárias.

Mas, dentro de tudo isso, temos que ficar atentos com o que é verdade e, principalmente, com o que é mentira. Muitas dessas “lendas” ficam na casa das pessoas durante anos e vão passando de geração em geração.

Desde que nascemos, ouvimos histórias sobre os alimentos que não podem ser consumidos de tal maneira, nem combinados com alguma coisa que pode fazer mal, entre outras coisas. Outro exemplo são as dúvidas que existem em torno de bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos. Para acabar de vez com as dúvidas, aí vai um especial de dez mitos e verdades na cozinha para que você siga sua vida gastronômica de forma segura e tranquila.

Confira:
1) Congelar e descongelar a carne na sequência a estraga – MITO
Se a carne for descongelada dentro da geladeira, não há riscos em congelá-la novamente. Porém, a qualidade será afetada, pois ela ficará mais escura e menos saborosa.

2) Mergulhar a cebola na água diminui seu ardor – VERDADE
A água neutraliza e equilibra ardência da cebola, diminuindo a chance de escapar uma lágrima de seus olhos na hora de cortá-la.

3) Colocar a cerveja no gelo e sal ajuda a congelá-la mais rápido – VERDADE
Com uma porção de sal grosso dentro de um recipiente, a temperatura do gelo cai para -7°C, o que faz com que a bebida seja resfriada em um tempo bem menor.

4) O vinho branco deve ser servido com peixe e o vinho tinto deve ser servido com carne – MITO
As combinações entre vinhos e comida são milhares, e depende única e exclusivamente do gosto quem irá consumir. Não há um contra indicado na hora de misturar os dois.

5) Não se deve guardar os ovos na porta da geladeira – VERDADE
Os ovos podem ser danificados e quebrados com o movimento de abrir e fechar a geladeira. Fora isso, os ovos podem absorver odores do ambiente, por isso é bom guarda-los em recipientes fechados.

Agora você já sabe: fio de óleo na água não deixa o macarrão mais solto!
Agora você já sabe: fio de óleo na água não deixa o macarrão mais solto!

6) Colocar óleo na água ajuda a não grudar o macarrão – MITO
Para que não grude, basta que o macarrão seja cozido em bastante água e mexido constantemente nos primeiros minutos, enquanto a água ferve bem.

7) Chocolate faz bem pra saúde – VERDADE
Ele possui substâncias antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e a prevenir doenças. Além disso, ele libera muita endorfina no organismo, provocando a sensação de bem-estar e felicidade. Porém, o chocolate mais indicado para consumo é o amargo, pois possuir menos gordura do que o normal.

8) Panelas de alumínio soltam metal na comida, o que prejudica a saúde – MITO
Apenas se fervêssemos algo muito ácido como vinagre, é que teria possibilidade do metal se soltar na comida, mas mesmo assim, não seria prejudicial à saúde, pois o alumínio não produz nada negativo no nosso aparelho digestivo.

Consumo de vinho faz bem à saude - cheers!
Consumo de vinho faz bem à saude – cheers!

9) Vinhos trazem muitos benefícios à saúde – VERDADE
Como afirma o site especializado da Sonoma, o consumo moderado e constante de vinho pode, sim, ajudar na prevenção de diversas doenças e ainda ser um forte aliado no bem-estar e boa qualidade de vida.

10) Casca do limão deixa o suco amargo – VERDADE
Para evitar que o suco, caipirinha ou qualquer outro drink fiquem amargos, basta retirar a casca e parte branca do limão antes de usá-lo.

Bom, se você tinha alguma dúvida sobre o que é verdade e o que é mito, agora não tem. Então, vá para cozinha, junte seus amigos e continue arriscando suas técnicas e aprendizados.

Por Mirella B.