A tendência agora é aproveitar a folia sem descuidar da boa forma e da saúde no carnaval. A dica da nutricionista é reduzir o consumo do álcool e aumentar o de alimentos saborosos, que ainda vão auxiliar os foliões a terem bastante pique durante este período.
• Água de coco: excelente para refrescar o organismo, além de prevenir a desidratação nos dias mais quentes da maratona da folia;
• Sucos energéticos com pó de guaraná: vão ajudar a ter disposição durante a festa toda;
• Bebidas com cafeína e taurina: ótima para os últimos dias de carnaval, colabora na recarga das baterias e dá estimulo para continuar a todo vapor;
• Isotônicos: assim como a água de coco, vão ajudar na prevenção da desidratação e proteção contra câimbras;
• Suchás: indicado principalmente para o período pós-carnaval para a recuperação do organismo, principalmente para quem exagerou na bebida alcoólica.
Um chá muito indicado é o de Rooibos, por ser bastante hidratante. Você pode encontrar nas boutiques de chás como a Moncloa e Tea Shop.
Para quem for aproveitar o carnaval em praias ou locais muito ensolarados, a recomendação é andar com sua camelback ou mochila de hidratação. Isso vai ajuda-lo a aproveitar todo o carnaval sem se desidratar, o que pode levar a queda na imunidade, perda de massa muscular e outros problemas.
Para quem não dispensa o drinque, a orientação é:
• Nunca beber de estômago vazio;
• Complemente o drinque com carboidratos, de preferencia pouco calóricos, como por exemplo casquinhas de pizza, brusqueta e chips de batata doce, todos boas pedidas.
Se no dia seguinte a ressaca aparecer, a recomendação é de colocar em prática a combinação: dieta, repouso e hidratação.
Dieta leve, sem gordura e sem alimentos irritantes gástricos, para não sobrecarregar o estomago e o fígado, e ingestão de alimentos antioxidantes. Fora isso, repouso e hidratação.
Uma outra informação curiosa é que parece que alguns alimentos podem desenvolver um papel protetor do fígado quando o folião faz uso de bebidas alcoólicas.
Estudos clínicos recentes supõem que a colina é essencial para uma função hepática normal. A deficiência desse nutriente pode influenciar no desenvolvimento de um fígado gorduroso, conhecida como esteatose hepática.
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta as necessidades de colina pelo fígado, por isso acredita-se que é interessante o consumo de alimentos ricos em colina quando ocorre a ingestão de bebidas alcoólicas, como um fator protetor.
Alguns alimentos ricos em colina: fígado, peixes e ovos. Outros alimentos como chá mate, beterraba e gojiberry contém betaína, um metabólito da colina.
Dessa forma, trouxe algumas receitas que vão ajudar o folião a aproveitar o carnaval com vigor e com um toque funcional.
Suco Energético Pré-Carnaval
Ingredientes:
200 ml de limonada
1 col pequena de chá de mate em pó
10 unidades de gojiberry
Modo de preparar:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir em seguida.
Caldo do Bem – pós-ressaca
Caldo de ovos levinho com fígado e pedacinhos de beterraba.
Os ingredientes deste caldinho, contém alimentos ricos em colina e betaína, que ajudam a proteger o fígado dos xenobióticos gerados pelo consumo excessivo de álcool durante a folia.
Trends
Probióticos
O consumo de probióticos durante e após o carnaval tem sido um boa pedida, já que o consumo de alimentos fora de casa pode ser mais comuns e aumenta o risco de enterocolites. Mas o ideal é que seja tudo orientado por um nutricionista, para que seja indicado o melhor tipo para você.
Cervejas diferenciadas
Hoje podemos contar com opções de cerveja 0% álcool ou com teor reduzido, alternativa essa interessante para quem não quer abusar do álcool ou está preocupado em não cometer excessos na dieta.
CURIOSIDADES
Invenções de bebidas para reduzir a ressaca
• CERVEJAS COM ELETRÓLITOS
A Er Boqueron, produzido em La Socarrada, cervejaria em Xàtiva na Espanha, é feita a partir da água do mar, a mais pura do Mediterrâneo. Ela contém um dos melhores teores de minerais de qualquer cerveja, excelente para hidratar o organismo. E tem mais: ela ainda ajuda a repor os eletrólitos no organismo e parece não causar muitos efeitos colaterais em se tratando de ressaca.
• Coreia do Norte diz ter criado bebida alcoólica que não causa ressaca
Segundo um artigo da revista “Pyongyang Times” , a empresa Taedonggang, situada na capital do país, conseguiu destilar a bebida “após vários anos de pesquisa”.
O segredo do produto, que responde pelo nome de Licor Koryo, está em utilizar ginseng de alta qualidade e substituir o açúcar por arroz glutinoso tostado.
É isso, espero que tenham gostado das dicas da nutri!
Bom carnaval e se cuida!
Raquel Pessoa é Nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma. Também é Especialista em Fitoterapia, com pós em Nutrição Clínica com ênfase em Suplementação Esportiva, em Obesidade e em Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-SBCBM. Ama sair para conhecer lugares com café, chá e assuntos relacionados à gastronomia
Raquel Pessoa @nutricionistaraquelpessoa
@complexonutrifit
@dieta_pescetariana
@cirugiabariatricaceara
Consultório Pátio Dom Luís, 1200
Torre I – Sala 606
Contatos: (85) 3067.4741 | 9.8887.7973
www.raquelnutry.com.br
Colunista do Portal Sabores
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa