31, agosto, 2021

Vinho em Fortaleza: confira seis dicas na capital cearense

Uma taça de vinho em Fortaleza para harmonizar com um jantar especial… Os amantes da bebida na capital cearense não têm do que reclamar. A cidade conta com algumas ótimas opções de estabelecimentos cujas delícias do cardápio vêm sempre acompanhadas de uma excelente carta de vinhos. Italianos, franceses, argentinos, portugueses, chilenos… Os rótulos variam e atendem uma clientela cada vez mais exigente. Confira as nossas seis indicações para tomar um bom vinho na cidade.

Brava Wine traz boas opções de vinho em Fortaleza em seu Wine Bar, que conta com mesa em área externa para o atendimento ao cliente
Nos dias de Wine Bar, a Brava disponibiliza mesa em área externa para o atendimento ao cliente (Divulgação)

Brava Wine

Com 15 anos no segmento on trade, que atende restaurantes, bares e hotéis, e quase seis anos de loja física (aberta após muitos pedidos de clientes), a Brava é referência de vinho em Fortaleza entre os enófilos da capital cearense. Sua adega totalmente climatizada conta com rótulos dos mais diversos lugares do mundo: são mais de dois mil vinhos diferentes disponíveis na loja, como rótulos portugueses, franceses, espanhóis, chilenos, argentinos, sul-africanos e californianos.

Além da adega climatizada, ficam disponíveis, na parte externa, as mesas da casa, que nos dias do Wine Bar são montadas para o atendimento ao cliente. Neste aspecto, o diferencial é que, durante todo o funcionamento, há especialistas em vinho e até alguns sommeliers formados para indicarem o rótulo mais adequado ao que o cliente procura. Outra vantagem muito bacana da Brava é seu delivery, que traz diversos canais para pedidos: destaque ao aplicativo Brava Wine, que garante entrega em até 60 minutos. O app está disponível para Android e iOS.

Loja Brava Wine
Avenida Padre Antonio Tomas, 850, Loja 01 (dentro do Shopping Saint Thomas)

Loja: segunda e terça (das 8h às 20h); quarta a sábado (das 8h às 22h); domingo (10h às 17h).
Wine Bar: quarta a sábado (das 16h às 22h)
Churrasco da Brava: quarta (das 18h às 22h) e sábado (das 12h à 15h)
Telefone: (85) 3039.0008 | (85) 98183.4755 (WhatsApp)

O cliente pode fazer seu pedido pelo nosso Aplicativo Brava Wineentrega em até 60 min (disponível para Android e IOS), pelo nosso site (www.bravawine.com.br), além da loja no iFood e também atendimento via Whatsapp ((85) 98183.4755).

Rótulos da Casa Nostra: boas dicas para vinho em Fortaleza
Rótulos da Casa Nostra: boas dicas para vinho em Fortaleza (Divulgação)

Casa Nostra

O restaurante italiano Casa Nostra é uma das opções para quem gosta de massas em Fortaleza. A casa existe desde 1987 e se especializou em pratos da culinária italiana. O espaço é agradável e o melhor: o restaurante também realiza serviço de delivery. 

A porção que reúne pães, torradas, biscoitos e patês de azeitona preta e de salsinha costuma anteceder os pedidos. Também sai da cozinha rotolone de presunto cru e mussarela, acompanhado dos molhos branco e à bolonhesa. Escoltado por fettuccine caseiro, o medalhão roma tem na receita queijo parmesão e molho branco. Os pratos podem vir acompanhados de um bom vinho e a carta de bebidas tem boas dicas. Entre elas, o Concha y Toro, vinho de uva californiana White Zinfandel, leve, refrescante, um pouco adocicado e com notas de cereja. Na lista figuram ainda o chileno Cosecha Tarapacá e o italiano Corvo di Salaparuta.

Av. Sen. Virgilio Távora, 1800
Telefone: (85) 3261.1820
Presencial: de terça a domingo, das 11h à 0h.
Lojinha de semiprontos: de terça a sábado, das 10h às 18h. Domingo, das 10h às 15h.
Delivery: de terça a domingo, das 10h às 22h30.

Prato do Marcel Restaurante
Marcel é opção para bons pratos franceses com vinho em Fortaleza (Divulgação)

Marcel Restaurante

Um dos mais respeitáveis redutos da clássica cozinha francesa, o restaurante Marcel já tem mais de 10 anos em Fortaleza e foi eleito o melhor do ramo na cidade pela Veja Comer & Beber. A casa possui um cardápio clássico para carne, aves, peixes, frutos do mar e caça, preparados com no mínimo 4 a 6 variações diferentes, além de entradas e um cardápio especial de molhos e carta de vinhos.

Os destaques do menu ficam por conta do coelho desossado, do carré de cordeiro, do suflê de frutos do mar e do pato mulard, além dos camarões grelhados e do salmão ao molho de maracujá. Sem esquecer do delicioso petit gateu de goiaba, uma ótima sobremesa. Na carta de vinhos, uma ampla variedade de vinhos (brasileiros, franceses, argentinos, chilenos, italianos…) e espumantes que combinam com cada prato servido.

Historiador Raimundo Girão, Holiday Inn, 800 – Praia de Iracema
Contato: (85) 3219.7246
Funciona das 12h às 14h30 e das 19h a 0h. Sextas e sábados, jantar até 1h. Domingo, almoço até 16h.
http://www.marcelfortaleza.com.br/

Mesa de frios com vinho do Pipo Restaurante
Mesa de frios e vinho em Fortaleza: dica do Pipo Restaurante (Divulgação)

Pipo Restaurante

Além de ótimas dicas de pratos, o Pipo Restaurante conta ainda com boa carta de bebidas. Na carta de vinhos, destaque para o rosé Piscine Les Vigson d’Avalle ou o chileno Ventisqueiro Grey Chardonnay, excelente para acompanhar o Filé de Beijupirá no molho de camarões com risotto de aspargos. Há ainda o vinho argentino Gran Bodega, boa opções entre os rótulos sul-americanos.

A casa conta com exposições artísticas, além de música ao vivo. Camarão grelhado, salada de polvo, cestinha de camarão, polvo grelhado e cioba com risoto de mel, parmesão e aspargos estão entre os pratos mais pedidos do restaurante. De quarta a sábado a casa abre no jantar, a partir das 20h, sempre com violino, piano ou jazz. De sexta a domingo, o restaurante abre para almoço, a partir das 12h, com piano seguido de DJ.

Rua São Gabriel, 421 – Próximo ao Parque Adahil Barreto
Reservas: (85) 3051.1340

Adega do Cabaña del Primo
Adega do Cabaña del Primo é conhecidíssima na cidade: cliente tem a opção de memorizar por nome alguns dos rótulos favoritos do restaurante (Divulgação)

Cabaña del Primo

Especializado no método da parrila e em sofisticados cortes de carnes, o Cabaña del Primo é uma das referências na cidade neste segmento. Entre seus cortes, estão o Ancho Monumental (exclusividade da casa: corte nobre e alto da parte frontal do contra-filé, com médio marmoreio e textura diferenciada), o Bone In (corte do filé mignon com osso, tornando a carne mais saborosa e suculenta), o Assado de Tira (corte especial da costela dianteira). Há ainda o salmão na parrilha e opções de saladas e ótimos acompanhamentos, como o arroz de damasco.

Para beber, vinhos do Porto, como o Don José e o Ramos Pinto. De sobremesa, o tradicional bolo búlgaro é um dos destaques.

Rua Maria Tomásia, 503, Aldeota – Jardins Open Mall
Funciona todos os dias, das 11h30 às 16h e das 18h a 1h
Telefone: (85) 3244.3691

Cabaña del Primo Shopping RioMar
Rua Prisco Bezerra, 2254, Papicu
Telefone: (85) 3035.3691

Filé de robalo em crosta de pistacchi e macaxeira com vinho Pipoli Greco Fiano IGT, Basilicata
Filé de robalo em crosta de pistacchi e macaxeira com vinho Pipoli Greco Fiano IGT, Basilicata (Divulgação)

La Bella Itália

O restaurante La Bella Itália existe desde 2005 na capital cearense e é uma excelente dica para tomar vinho em Fortaleza. O estabelecimento se destaca pela busca aos sabores italianos clássicos, com um cardápio que vai do spaghetti al frutti di mare ao rigatoni alla norma, massa italiana puxada com um molho aveludado à base de berinjela, tomate, cereja e ricota. Uma dica no menu é o filetto alla sorrentinafilé mignon grelhado que vem com cogumelos frescos, tomate cereja e muçarela de búfala.

Para acompanhar, o restaurante dispõe de uma boa carta de vinhos, especialmente com rótulos italianos, mas há ainda boas opções francesas, espanholas, portuguesas, sul-africanas, chilenas, argentinas e brasileiras. A casa oferece internet sem fio e área para fumantes.

Av. Almirante Barroso, 812, Praia de Iracema
Telefone: (85) 3219.2166
Todos os dias, das 18 às 23h. De sexta a domingo, das 11h às 16h.
http://labellaitaliafortaleza.com.br/delivery/