7, dezembro, 2017

5Elementos consegue primeiro lugar em competição nacional

Reserve
Reserve 2017 foi premiada na Copa POA da Cerveja Artesanal (Foto: Sergio Gottard)

Embora ainda longe de competir com grandes cervejarias, as microcervejarias artesanais estão caindo no gosto do consumidor e abocanhado uma parcela maior do mercado brasileiro de cervejas. Segundo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), o nicho representa apenas 0,7% do mercado total, do qual 91% é composto por cervejarias das regiões Sul e Sudeste. Mas o cenário é otimista e progride num ritmo de até 10% ao ano, segundo informações do Valor Econômico, que sugerem ainda que essa parcela represente até 9% do mercado de cervejas, até 2022.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 148 novas cervejarias foram criadas no país em 2016, resultando em 522 empresas. Uma das microcervejarias inauguradas neste período, a 5Elementos, segue líder no estado, hoje com 20 rótulos produzidos, alguns deles de forma colaborativa com destacadas cervejarias de outros estados. O último lançamento, a RESERVE 2017, edição especial de comemoração do primeiro ano da fábrica, foi recentemente premiado com medalha de ouro na I Copa POA da Cerveja Artesanal em Porto Alegre (RS), na categoria Herb & Spice Beer. O concurso teve 718 rótulos inscritos de 154 cervejarias, entre nacionais e internacionais (Chile e Uruguai).

Sócios da 5Elementos
Sócios da 5Elementos (Foto: Sergio Gottard)

A cervejaria, que já havia recebido outras duas medalhas de ouro, com a WIT 5 Bier e Abyssal, em concurso nacional, no ano de 2016, aposta na variedade da carta e na qualidade dos insumos para fidelizar os consumidores, cada vez mais exigentes e ávidos por novidades.

Com uma produção inicial de 1.200 litros ao mês, a 5Elementos aumentou sua capacidade produtiva para 7 mil litros, em 2017. Segundo Abaeté Neto, um dos sócios-proprietários, o objetivo é chegar até 12.000 litros ao mês, até o segundo de 2018, com previsão de expansão da fábrica e aquisição de novos equipamentos. Atualmente, as cervejas da microcervejaria já estão sendo comercializadas em mais de 60 pontos de venda espalhados por 12 estados.