O mês de outubro foi um período em que todos se uniram em prol da vida. Em especial, no combate ao câncer de mama, com o Outubro Rosa. Nesse sentido, a alimentação pode, sim, entrar na guerra contra esta doença, sendo uma ferramenta muito poderosa para esse intuito.
Segundo uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Cancerologia, com o título The Role of the Functional Foods on Prevention and Control of the Breast Cancer (O Papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Controle do Câncer de Mama), realizada pelas pesquisadoras Patricia de Carvalho Padilha e Rosilene de Lima Pinheiro, a quimioprevenção surge como uma opção terapêutica, sendo capaz de prevenir, interromper ou reverter a gênese do câncer.
Neste contexto, entre as prioridades desta área de pesquisa, emergem a prevenção do câncer de mama e a utilização de alimentos funcionais como compostos quimiopreventivos. A quimioprevenção é feita com fitoquímicos, que atuam potencialmente como mecanismos de ação anticarcinogênicos (como os antioxidantes, anti-inflamatórios, anti-hormonais, antiangiogênicos, dentre outros).
A literatura é unânime ao destacar a importância da intervenção dietética na prevenção e recorrência da neoplasia mamária. Dietas baseadas no consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e outras plantas parecem atuar na prevenção e controle, minimizando o impacto do acometimento por esta patologia, em decorrência de muitos compostos fitoquímicos, nutrientes ou não nutrientes, que são excelentes agentes quimiopreventivos, freqüentemente encontrados nestes alimentos.
Conhecer a atividade antioxidante dos alimentos contribui, desta forma, para uma melhor escolha na nossa alimentação quando o assunto é prevenção. E na Universidade Estadual do Ceará, vários pesquisadores têm realizado trabalhos importantes sobre o comando da Professora Dra. Selene Maia de Morais, com temas como isolamento e determinação estrutural de compostos orgânicos naturais e avaliação de suas propriedades biológicas, como antioxidantes, que são peças chaves para entender esse processo. Assim, a nossa coluna de hoje vem homenagear esses cientistas, na pessoa da professora Selene, profissionais que dedicam grande parte do seu tempo em prol da ciência e da saúde.
O mês de outubro acabou, mas a luta continua!
Raquel Pessoa é Nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma. Também é Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Suplementação Esportiva. Tem Especialização em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É membro associada na Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-SBCBM.
Facebook: nutricionista raquel pessoa
Instagram: nutricionistaraquelpessoa
Consultório Pátio Dom Luiz, 1200
Torre I – Sala 606
Contatos: (85) 3067.4741 | 98733.1076
Colunista do Portal Sabores
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa