Com cerca de 800 horas/aula, o curso de Confeiteiro do Senac costuma ser disputado. A última turma com 20 alunos, que se formou neste mês de novembro, encarou na fase de seleção 70 inscritos. Para aqueles que tiveram a oportunidade de realizar o curso, segundo os próprios alunos, o curso prima pela qualidade e despertou nos formandos uma vontade de encarar novos rumos na profissão gastronômica.
O curso tem como objetivo capacitar o participante para atuar em confeitarias, panificadoras, restaurantes, hotéis e buffets, realizando os processos de elaboração, preparo, montagem e apresentação dos produtos da confeitaria como doces, salgados, pães, cremes, receitas clássicas e regionais. Entre os professores estão Bruno Modolo, Módulo Integrador; Wagner Sena, bebidas e harmonizações; Erasmo Nascimento, panificação; e Aldenízia Girão, responsável pela maior parte do curso.
A aluna, Marília Bezerra já conhecia os cursos do SENAC, pois havia realizado o curso de Cozinheiro em 2011 e neste ano se inscreveu para a seleção do curso de Confeiteiro. “O curso foi ótimo. Abordou de forma muito completa os conteúdos programáticos, tanto teóricos como a parte prática, que é o forte do curso. Além de todo arcabouço de conhecimentos aprendido durante o curso, você também acaba por entrar em contato com profissionais que já estão no mercado e isso de alguma forma facilitar uma futura contratação” fala Marília, que pretende colocar a ideia para frente e futuramente abrir um negócio próprio na área de gastronomia.
Já o aluno Marcos Barbosa elogia o nível dos professores e a estrutura da sala de aula. “Durante o período do curso o aluno mergulha no universo da confeitaria e se familiariza não apenas com os equipamentos, mas também com os termos próprios da área e tem a oportunidade de repetir as preparações com diferentes técnicas e pode usar a sua criatividade em preparações inusitadas. O aluno não fica preso às receitas apresentadas e recebe orientações de como agir num ambiente doméstico e com poucos recursos”, explica Marcos que também pretende se lançar neste mercado de trabalho.
Para outros o curso despertou um novo prazer na cozinha. “Despertou-me para a confeitaria em geral, já que eu sempre gostei muito mais da cozinha quente, e esse curso realmente me surpreendeu, me fez descobrir coisas novas. Tenho planos de montar alguma coisa daqui a algum tempo, mas, por enquanto, quero trabalhar pra pegar experiência antes de entrar no mercado”, revela Daniele Cals, uma dos formandos do curso.
A próxima turma de Confeiteiro está prevista para iniciar em fevereiro de 2013 e o processo seletivo acontecerá em janeiro.
Serviço
Senac
Curso Confeiteiro
Pré-requisitos: idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental concluído.
SENAC Aldeota
Av. Rui Barbosa, 1630 – Aldeota
Tel: (85) 3452 7920
SENAC Centro
Av Tristão Gonçalves, 1245 – Centro
Tel: (85) 3452 7005
Sesc SENAC Iracema
Rua Boris, 90 C – Centro (próximo ao Dragão do Mar)
Tel: (85) 3452 1242