20, maio, 2016

Festival Fartura Fortaleza ocorre neste fim de semana

Chef Marco Gil
Chef Marco Gil, do bem-sucedido “O Quintal”, é um dos chefs que marcarão presença no Fartura Fortaleza (Divulgação)

Em sua segunda edição, o Festival Fartura Fortaleza celebra novamente a gastronomia em Fortaleza, que acontece nos dias 21 e 22 de maio, na Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores). O evento, que marcará a reinauguração da praça, contará com diversos espaços gastronômicos, reunindo 100 profissionais da gastronomia, entre chefs de cozinha e produtores, além de atrações musicais e teatrais. Os ingressos já estão à venda online pelo site Bilheteria Virtual e nas lojas Sucré Patisserie, e custam R$15,00 reais. Todo o valor arrecadado pela venda de ingressos será doado para as instituições: Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha -CE, ACEPA – Associação Cultural e Esportiva do Pirambu e Adjacências, e BCAD – Grupo de Bailarinos de Cristo, Amor e Doação. As instituições foram indicadas pela primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

A primeira edição do Festival Fartura ocorreu na capital cearense no ano passado, reunindo oito mil visitantes para provar os pratos elaborados por 87 profissionais de gastronomia vindos de 14 estados diferentes, além de várias apresentações artísticas. A 2ª edição do evento na capital cearense contará com sete espaços gastronômicos, além da área para food trucks.

O evento é resultado de uma parceria do Projeto Fartura Gastronomia com o Sistema Jangadeiro, através da plataforma Pitada, e apoio da chef Lia Quinderé, da Sucré Patisserie.

Espaço Chefs e Restaurantes

No Espaço Chefs e Restaurantes, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País, preparados especialmente para o evento.

Estarão presentes os chefs Rodolfo Mayer (restaurante Angatu – Tiradentes, MG), com o seu prato Cupim, molho de café, coalhada e farofinha cítrica; Joca Pontes (Ponte Nova – Recife PE), com uma paella de cordeiro com favas, linguiça portuguesa e charque desfiada, molho cítrico de iogurte e farofa crocante; Rodolfo de Santis (Nino Cucina – São Paulo SP), com o prato cavatelli “amatriciana” de polvo; e Tássia Magalhães (Pomodoro – São Paulo SP), com um nhoque de beterraba. Do Ceará estarão presentes os chefs Liliane Pereira, com um crepe de tapioca com camarões puxados na manteiga clarificada, manga e pimenta dedo de moça ao aroma de alecrim; Rômulo Rezende (Apelo Piadineria), com a piadina de rosbife de filé com queijo do reino, molho teriaki e cebola roxa, com chips de batata doce; Marco Gil (Quintal Restaurante), com nachos Cearenses (chips de macaxeira orgânica e DOCG, molho de queijo manteiga, camarão ao vapor, flor de coentro, cebolinhas, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, molho de pimenta e limão); e Leo Gonçalves (O Mar Menino), com a panelinha de frutos do mar.

Nachos Cearenses: chips de macaxeira orgânica e DOCG, molho de queijo manteiga, camarão ao vapor, flor de coentro, cebolinhas, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, molho de pimenta e limão
Nachos Cearenses: chips de macaxeira orgânica e DOCG, molho de queijo manteiga, camarão ao vapor, flor de coentro, cebolinhas, pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro, molho de pimenta e limão

Espaço Petiscos, Lanches e Doces

Em Petiscos, Lanches e Doces, o visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como o hambúrguer de caranguejo, do Meatpacking Burger (Fortaleza, CE); o pão com linguiça, d’O Gauchão (Bom Jesus do Amparo, MG); os picolés de goiabada com queijo, da Easy Ice (Belo Horizonte – MG), a coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi (São Paulo – SP); o bolinho de carne do Restaurante da Zena (Fortaleza, CE) e iscas de camarão do Boteco Praia (Fortaleza, CE).

O evento também terá a participação dos food trucks/bike El Chancho, com hambúrgueres; Doceville, com sanduichinho de brownie; e Hortalícia, com o iogurte grego.

Espaço Produtos e Produtores

O espaço Produtos e Produtores é dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país, como: cachaças da Cachaçaria Gole de Ouro (Cascavel, CE), castanhas de caju da ONVIT (Eusébio, CE); farinha de banana, açúcar mascavo e banana passa do Sítio Mato Grosso (Itapajé,CE), queijo canastra da Associação de Produtores de Queijo da Canastra (Região da Canastra – MG); geleias, chitney e alho confitado da Doces da Christy (Ponte Nova, MG); e doce de leite da Munhoz Majestic (Alfenas, MG) são alguns dos produtos que o público poderá encontrar.

Espaço Cozinha Ao Vivo

As clássicas bolas de carne do Restaurante Zena, de Fortaleza, poderão ser degustadas durante o evento (Divulgação)
As clássicas bolas de carne do Restaurante Zena, de Fortaleza, poderão ser degustadas durante o evento (Divulgação)

Em Cozinha ao Vivo o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda (Belo Horizonte- MG), com o prato Arroz Amado; Thomas Troisgros, do restaurante Olympe (Rio de Janeiro), com seu Cassoulet, a “feijoada francesa” e Flávio Trombino, do restaurante Xapuri (Belo Horizonte – MG), com o prato “pela égua”.

Espaço Aulas Senac

Em Aulas Senac, chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas de Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE) Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE) e Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG). Já o Interativo é um espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais como Ivan Prado (Senac, Fortaleza, CE) e Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE).

Atrações musicais e teatrais

Além de toda a programação gastronômica, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, cantando o álbum “Manera FruFru Manera”, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte; Bloco Os Belchior, sucesso no carnaval de Fortaleza; e a cantora Nayra Costa. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos. Veja a programação cultural completa:

Chef Joca Pontes
O chef Joca Pontes vem de Pernambuco para participar do Fartura Fortaleza (Divulgação)

Sábado (21 de maio)

Palco Principal
10:00 – Cainã Cavalcante e Michel Pipoquinha
11:00 – Orquestra Jacques Klein / Instituto Lauro e Beatriz Fiúza
13:00 – Orquestra Jacques Klein / Instituto Lauro e Beatriz Fiúza
14:30 – Cainã Cavalcante e Michel Pipoquinha
16:00 – Carlinhos Patriolino + Macaúba do Bandolim
18:00 – Paula Tesser
20:00 – Os Bicho de Ureia
21:30 – Lorena Nunes (show em homenagem à Tropicália)

Palco Cultural
12:00 – Grupo Garajal com Oficina Jogo de Palhaço + Espetáculo Circo Alegria
14:00 – Companhia Intinerante de Malabares com oficina de Malabares + Circo Lúdico Experimental com espetáculo Tiquinho de Nada
15:30 – Dona Zefinha – CH@FURDO
19:00 – Siara Quarteto – Calssico dos Filmes e Videogames
21:00 – Di Freitas (Cariri)

Domingo (22 de maio)

Palco Principal
13:00 – Kaya no Choro
14:30 – Nayra Costa
16:00 – Adelson Viana e Nonato Luis
18:00 – Orquestra de Sanfonas do Ceará
19:30 – Marcos Lessa – No Siará é Assim!

Palco Cultural
12:00 KIKA ABRANTES E MAKITO VIEIRA – CANTOS BRINCANTES
13:30 Grupo Formosura de Teatro – Boi Estrela
15:00 Circo Tupiniquim – As estripulias do Macaco Simão
19:00 Marimbanda

Serviço: Festival Fartura Fortaleza
Local: Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) – Aldeota, Fortaleza – CE
Datas e horários:
21 de maio, Sábado – 12h às 23h
22 de maio, Domingo – 12h às 21h

Ingressos:

Venda antecipada nas lojas Sucré Patisserie
Valor: R$15,00 (cada dia de evento)
A compra só poderá ser efetuada via cartão de crédito ou débito.

Lojas Sucré Patisserie
– Rua Nunes Valente, 1310, Aldeota, Fortaleza | Tel: (85) 3268-2983.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 9h às 17h.
– Avenida Virgílio Távora, 284, Meireles, Fortaleza | Tel: (85) 3241-4275.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 20h. Domingo, de 13h às 19h.
– República da Armênia, 920, Água Fria, Fortaleza | Tel: (85) 3879-4280.
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 20h. Domingo, de 12h30 às 20h.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php