31, julho, 2012

Ingredientes de um chef português

Henrique Sá Pessoa estará presente na terceira edição do Prazeres da Mesa Ao Vivo, em Fortaleza, que traz como tema “A cozinha criativa cearense: valorizando produtos, técnicas e receitas”. O chef comandará a cozinha magna no dia 7, às 17h30, com o prato Cataplana de Peixe. Já no dia 8, Henrique comanda um dos jantares especiais do evento ao lado da chef Louise Benevides no Casa de Moá.
 
O chef português fez o curso de cozinha no Pennsylvania Institute of Culinary Arts na cidade de Pittsburgh, Estados Unidos entre 1996 e 1997. Começou a sua carreira profissional em Londres no prestigiado Park Lane Hotel, em Picadilly, onde permaneceu até 1999. Após a sua experiência em Londres, teve a oportunidade, através de uma transferência na cadeia Starwood, de ir para Sydney trabalhar no Sheraton on the Park, onde trabalhou nas várias seções da cozinha do Hotel. 
 
Em 2002, voltou a Portugal e ingressou na equipe do Lapa Palace, da cadeia Orient Express. Trabalhou no Restaurante Cirpiani até 2003. Em seguida, pela primeira vez desempenhou as funções de chefe de cozinha no Restaurante Xarope, em Cascais. Em 2004, o Restaurante La Villa na praia do Tamariz também o recebeu como chefe de cozinha, onde era responsável por uma brigada de dez cozinheiros e de todas as ementas do restaurante. 
 
Em Março de 2005, juntou-se à equipe do Bairro Alto Hotel, participou da abertura do estabelecimento e desempenhou as funções de chefe de cozinha. Foi responsável pelo Restaurante Flores, Bar Guarret e coordenou uma brigada de 12 elementos. Em Novembro de 2005 foi vencedor do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal. 
 
Até Novembro de 2008, o Chefe Henrique foi responsável pela cozinha do Restaurante Panorama, no 27º andar do Sheraton Lisboa Spa e Hotel, que reabriu em Janeiro de 2007. Iniciou também uma nova etapa na sua carreira com o programa Entre Pratos no canal 2 da RTP, que semanalmente dá ideias novas e acessíveis de forma descontraída a todos aqueles que desfrutam dos prazeres da cozinha. Em 2007 recebeu o prêmio de figura do ano, atribuído pela Revista Inter Magazine no Congresso dos Profissionais de Cozinha em Santarém, e em 2008 recebeu o prêmio Arte de Cozinha, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia. 
 
No ano de 2009, deu inicio ao seu primeiro projeto próprio intitulado “Alma, Henrique Sá Pessoa”. Define a sua cozinha como contemporânea, usando sempre os produtos em época. O restaurante Alma foi nomeado no ano de abertura como o melhor restaurante pela Revista de Vinhos. Com estreia em Novembro de 2010, O Ingrediente Secreto é o novo programa semanal do chefe no horário nobre da RTP2 aos domingos. Lançou em 2010 o seu terceiro livro, “Curso de Cozinha” e mais recentemente o Ingrediente Secreto 1 e 2 associados ao programa da RTP.
 
Serviço
3º Mesa ao Vivo Ceará
Dias 7 a 8 de agosto no Senac
Endereço: Av. Tristão Gonçalves 1245 – Centro
 
Jantar do chef
Dia 08/08, quarta-feira, às 20h30
Jantar 1 – Chefs participantes:
Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE)
Henrique Sá Pessoa (Ingrediente Secreto, Lisboa, Portugal)
 
Cardápio:
Entrada, por Henrique Sá Pessoa – Filete de cavala marinada com água de tomate e erva príncipe,
Principais, por Louise Benevides – Peixe com manteiga e mel trufados e risoto de caranguejo; filé de cordeiro com especiarias e nhoque de batata-doce;
Sobremesa, por Henrique Sá Pessoa – Arroz doce com maçã caramelizada em Moscatel;
 
Local:
Casa de Moá
Rua Visconde de Mauá, 2675; tel.: (85) 3244-2370
Preço: R$ 140 por pessoa
Capacidade: 60 lugares
Informações e reservas: contato@casademoa.com.br; tel.: (85) 3067-4743 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php