Nesta semana, o Mundo Light conversa com a Samira Pinheiro, nutricionista da Master Academia Personalizada e especialista em Nutrição e Exercício Físico, sobre um tema que interessa a todos os fãs de um estilo de vida mais saudável: alimentação e exercícios físicos.
Um dos temas abordados na conversa foi a importância do pré e pós-treino para as atividades físicas e para a manutenção do rendimento durante os exercícios. “Os alimentos que devem ser utilizados em pré-treino devem conter carboidratos de liberação lenta, ou seja, os complexos, e gorduras boas. Se a pessoa ingerir banana, castanha de caju, um pouquinho de mel, por exemplo, é um bom pré-treino. Você está misturando um carboidrato, de absorção mais rápida, a frutose, e associando à castanha, que é uma gordura, o que torna essa absorção um pouco mais lenta e, dessa forma, você tem uma liberação de energia mais adequada para que a pessoa consiga desenvolver a atividade física”. Outra dica bacana, segundo ela, é usar pasta de amendoim com uma fatia de pão.
Além de o esportista dever prezar sempre por refeições leves, o que evita o desvio do fluxo sanguíneo para o estômago, os itens com lactose devem ser evitados: “a lactose traz uma digestibilidade mais lenta, e isso pode atrapalhar. Mesmo os leites onde há escrito “sem lactose” não são sem lactose, mas sim acrescidos de lactase, que é uma enzima. Iogurtes também. Os únicos leites que você pode considerar que não têm mesmo lactose são o leite de amêndoas, o leite de arroz… Mas todo leite animal vai ter lactose”.
A importância dos carboidratos na dieta
E os carboidratos, são os “vilões” das dietas ou possíveis aliados? A dica, neste caso, é o controle: Pinheiro explica que retirar os carboidratos da dieta é uma medida que acaba causando um desvio metabólico, o que traz grandes riscos de se recuperar o peso perdido após os períodos de abstinência. Neste caso, vale a moderação e o planejamento em seu consumo.
“As pessoas engordam porque excedem demais o consumo, consomem muito mais carboidrato do que elas têm condição de gastar. Então, tem que buscar o equilíbrio, consumir carboidratos de qualidade, os alimentos integrais, os alimentos sem açúcar simples, as frutas, os legumes, os grãos, alimentos que têm carboidrato de qualidade”. Nessa categoria, enquadram-se o arroz integral e o feijão, “excelentes alimentos, ainda mais combinados num almoço”, completa Samira.
Consumo regular de doces e refrigerantes, mesmo o zero (objeto de muitos processos químicos), nem pensar: “um alimento de péssima qualidade, que vai só agregar ganho de gordura pra você. Não tem nenhum valor nutricional”.
Água e café durante os treinos
Dois outros temas de curiosidade dos nossos leitores foram abordados na conversa: o consumo de água e café durante os exercícios.
A hidratação, em pequenas doses sucessivas, não deve faltar, o que contribui para o controle térmico e a resfriamento do corpo.
Já o café é um excelente termogênico e estimulante: o que deve ser evitado é o consumo excessivo durante o dia, ou o consumo por pessoas muito sensíveis à cafeína, o que pode causar ansiedade, excitação, insônia ou até problemas gástricos. Outra sugestão de termogênico da nutricionista é o gengibre, que pode ser consumido em sucos, por exemplo, evitando-se, também, o consumo excessivo durante o dia.
Fazer exercícios em jejum ou cortar o máximo de refeições por dia dá resultados?
“Quem pratica exercícios e não come corretamente está cometendo outro erro grave, porque demanda mais energia que o sedentário e não repõe essa energia de forma adequada, então acaba prejudicando o seu organismo. Pode desenvolver patologias, pode adoecer frequentemente, porque o sistema imunológico baixa, pode perder massa muscular, porque não está ingerindo os nutrientes adequados para que haja a recuperação do corpo depois da prática do exercício”, completa Samira.
Sobre praticar exercícios físicos em jejum, a especialista compartilha seu ponto de vista: “tem algumas pessoas que acham interessante fazer atividade física sem se alimentar, o que não é uma coisa recomendada, porque o corpo precisa de energia para poder trabalhar. A alimentação adequada é imprescindível, não tem como ter uma vida saudável e envelhecer bem sem se preocupar com a alimentação. Aliando isso à prática de exercício físico, aí sim você tem uma chance grande de ter uma boa velhice e uma boa qualidade de vida”.
Sobre a Master Academia Personalizada
Localizada no coração da Aldeota, a Master Academia Personalizada de Fortaleza conta com espaço amplo e totalmente equipado para alunos de diversas modalidades esportivas. Musculação Personalizada, com um professor para acompanhar de três a cinco alunos, Treino Funcional, Pilates, Ergometria, Spinning, Cross Training, Avaliação Física, Karatê, Nutricionista, Shiatsu e Zumba são todas modalidades disponíveis no espaço.
A casa conta com seis quadras de Beach Tennis e 50 vagas no estacionamento. “Temos 1.100 m² de espaço físico e um serviço que conta com todo o carinho e conforto para nossos alunos”, completa Gilberto Barros, diretor técnico e sócio-administrador da Master.
Serviço
Master Academia Personalizada
Rua Des. Leite Albuquerque, 1100, Aldeota, próxima ao BNB
Telefone: (85) 3263.8888 | 98926.8888 (WhatsApp)
Site: http://masteracademiafortaleza.com.br/
Instagram | Facebook
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa