15, agosto, 2014

Pão de Açúcar lança projeto ‘Vinhos Brasileiros Premiados’ em Fortaleza

Apenas Fortaleza, Rio, São Paulo e Brasília receberam o projeto até agora. Confira os vinhos exclusivos que estão sendo vendidos em 30 lojas do Brasil:

Carlos Cabral explica o projeto Vinhos Brasileiros Premiados
Carlos Cabral explica o projeto Vinhos Brasileiros Premiados

Fortaleza recebeu este mês na loja do Pão de Açúcar do Náutico o projeto “Vinhos Brasileiros Premiados”. Ficou mais fácil para os apreciadores de rótulos da Serra Gaúcha encontrarem seus exemplares favoritos das prestigiadas vinícolas boutiques. Para apresentar o projeto na capital cearense, o enófilo e consultor de vinhos do Pão de Açúcar, Carlos Cabral, disse que esta é oportunidade única de experimentar o que há de melhor das pequenas vinícolas do sul do país. “O Pão de Açúcar é uma rede pioneira e empenhada no fomento da cultura sobre vinhos no Brasil e, para nós, é motivo de orgulho contar com a presença de quatro respeitadas e importantes vinícolas em nosso sortimento”, comenta Cabral.

A ideia do projeto, que tem o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), é oferecer oportunidades especiais e adequadas à realidade das pequenas e médias vinícolas gaúchas de comercializarem produtos em lojas selecionadas da rede. “Vinhos Brasileiros Premiados” chegou ao Nordeste com exclusividade na loja do Pão de Açúcar Náutico, em Fortaleza. A loja foi escolhida pelo grupo por conta da forte comercialização de vinhos pelos consumidores cearenses, que perdem apenas para lojas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com Cabral, o projeto vai se estender a outras cidades e lojas à medida que o consumo dos produtos for aumentando e sempre pensando no perfil do consumidor.

Participam do projeto as vinícolas Pizzato, Don Guerino, Perini e lídio Carraro, com 25 rótulos entre vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes, com preços a partir de R$ 29,90. Juntas, essas marcas colecionam prêmios e são reconhecidas tanto no Brasil, quanto no exterior, pela excelente relação custo x benefício e criterioso cuidado na preparação da bebida.

Os vinhos do projeto
Segundo Cabral, a escolha dos vinhos seguiu algumas exigências. Além de serem vinhos premiados, as bebidas escolhidas são vinhos de ‘garagem’. Estes vinhos são produzidos em pequena escala, com o consumo feito de forma artesal. O consultor da rede reitera que a ideia é um grande negócio para os produtores e diz que o potencial dessas vinícolas é muito grande. “Hoje metade das vendas do Pão de Açúcar é de vinhos brasileiros. E são apenas 150 marcas brasileiras. Em comparação com os vinhos estrangeiros, são 750 marcas.

Entre a seleção do projeto, estão o Arbo Vale Trentino, vinho branco, moscato, da vinícola Perini. Harmoniza bem com peixes leves com legumes, grelhados e camarões fritos. O tinto Fausto de Pizzato, merlot, com taninos suaves ou domados. Vai bem com carnes, carnes com gorduras, massas com molhos forte. Cabral também indica com galinha gabidela. Também estão na lista o vinho tinto Marselan da Perini, o espumante Perini brut, o espumante moscatel Don Guerino, vinho tinto Don Guerino cabernet sauvignon, vinho branco chardonnay Fausto de Pizzato, os vinhos da linha Faces da Lídio Carraro, entre outros.

Participam da fase inicial do projeto 30 lojas da rede em todo o Brasil, sendo 27 lojas na grande São Paulo, uma em Brasília (Lago Sul), uma no Rio de Janeiro (Leblon) e outra em Fortaleza (Náutico).

Serviço
Pão de Açúcar Náutico
Avenida Antônio Justa, 2800, Meireles.