Você já se imaginou experimentando um bombom de lavanda? E que tal a combinação de maracujá com pimentão? Ousado demais pro paladar? Esse é o mote que Anna Paula de Rezende adotou para o seu negócio: a ousadia. Em conversa com nossa equipe, de cinco possíveis palavras escolhidas para resumir a Anna Paula Doceria Contemporânea, a doceira escolheu apenas essa… Ousadia.
Bacana é perceber que essa ousadia deu e tem dado muito certo. Seus doces e demais produtos parecem levar bastante carinho e esmero no preparo. É difícil não notar e perder a vista com tanta riqueza de cores e detalhes, até no mais diminuto bombom. E se a melhor primeira impressão é visual, o que vem em seguida honra as expectativas. Degustar cada docinho é uma viagem por aromas e sabores, com tudo o que uma gastronomia acertada pode oferecer. Um bombom de cumaru, por exemplo, é como sentir o cheiro de floresta ou do verde, sem se desapegar ao toque saboroso da “baunilha brasileira”.
E o prazer todo dessa “viagem sensorial” – e diga-se de passagem, rende uma maravilhosa tarde para quem ama doces como o nosso repórter – começa ao abrir as portas da simpática loja. O Portal Sabores foi convidado a visitar e ter uma “tarde doce” na Anna Paula Doceria Contemporânea. O espaço é bem decorado, com palavras de bem-estar e alegria espalhadas nas paredes a receber os visitantes. Ao fundo estão dispostas as matérias primas, extremamente variadas, como há de se notar pelos muitos bombons que a casa oferta – sua vitrine é bem diversificada. Conversando com Anna Paula, ela nos confessa que toda sua jornada começou com uma simples receita carioca: o pão de mel.
“Comecei bem humildezinha, na cozinha de casa, aquela coisa brincando só de fazer… Um belo dia a minha filha, adolescente na época, chamou os amigos pra ir lá pra casa. Aí eu pensei: vou fazer uns pães de mel para esses meninos comerem, né? Eles não conhecem, vou fazer uma coisa diferente. Quando eles comeram, disseram: tia, você tem que comercializar isso aqui… Isso é demais!”, conta risonha. Mais a frente, veio o primeiro grande desafio: “até que um belo dia, me bateu a porta uma encomenda de 5 mil pães de mel para Vitória”.
A receita familiar de pão de mel foi apenas a primeira semente. Largando o mundo da Publicidade, de onde veio e trabalhava, Anna abriu as portas de sua doceria em 1º de dezembro de 2014. “Prazer não tem trabalho”, confessa. A paixão é tida por ela como a sua principal motivação para consolidar os sonhos. E todos os dias esses sonhos se consolidam, gostosos e coloridos, na forma de suas delícias.
Experimentamos algumas opções e ficamos com gosto de quero mais… O primeiro foi exatamente o pão de mel com chocolate. Extremamente macio, o pãozinho é realmente diferenciado, com textura ímpar e gosto doce balanceado e sem exageros. Muito bom. Em seguida, foi a vez do macaron de lavanda. Bastante aromático, o cheiro porém persistia na medida certa, deixando o seu traço confundir-se com as demais qualidades do próprio macaron, principalmente a sua leve textura.
Já o bombom de pimentão e maracujá, por mais exótico que possa parecer, é um espetáculo: o pimentão acrescenta um traço muito sutil, e o maracujá se contrapõe bem com o toque vegetal. Destaque para o frescor da fruta, muito presente e nítido. Pra fechar, veio o bombom de cumaru, com gosto saboroso a persistir no paladar e seu “cheiro de floresta”; o bombom de manga, extremamente fresca e macia à língua, e o tiramisu, com uma leveza espetacular. Árdua tarefa dizer qual era o melhor!
Se você ama doces, reserve uma tarde e se entregue a esse prazer… Difícil vai ser conseguir parar.
Serviço
Anna Paula Doceria Contemporânea
Rua Dr. José Lourenço, 1096 – Aldeota
Telefone: (85) 3181.9190 | 9921.2789
Horários de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 13h às 18h.
Aceita encomendas.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa