O suco de uva 100% do Brasil agora tem mascote: o Vavu. O pássaro que só se alimenta de suco de uva foi criado para a divulgação dos benefícios da bebida focada no público infantil. A iniciativa é do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva 100% do Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O programa abrange os estabelecimentos que elaboram sucos de uva 100% prontos para beber no Brasil, que atualmente integra 14 empresas.
O Vavu é a estrela da participação do estande coletivo do suco de uva 100% no Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que se encerra neste sábado (29), em Recife (PE). O evento, iniciado na quarta-feira (26), tem mais de quatro mil inscritos, que estão degustando o suco de uva 100% de cinco empresas: Aurora, Casa Madeira, Garibaldi, Nova Aliança e Salton. “Estamos mostrando os benefícios à saúde para diferentes faixas etárias do suco de uva 100%, dando ênfase aos benefícios ao público infantil, que com o consumo regular de suco podem ter melhoras na memória e aprendizado, além de prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e câncer”, afirma o coordenador do programa Suco de Uva 100% do Brasil, Edgar Sinigaglia.
Quem é o Vavu
A idealização do Vavu foi da agência Escala, que atende o Ibravin. A criação do vídeo de animação foi da empresa Dr. Smith. “Ele é colorido, divertido e educativo”, diz Edgar Sinigaglia. Realizado com diversos elementos em 3D, o trabalho destaca os benefícios que o suco de uva 100 % natural traz ao organismo, salientando a qualidade dos produtos vindos sobretudo da Serra Gaúcha, responsável por 85% da produção de suco no Brasil. A campanha tem versão em português e inglês e será divulgada em eventos, escolas, pontos de vendas e Internet.
O trabalho do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva 100% do Brasil tem por objetivo realizar ações de promoção, divulgação e integração do setor, tanto no mercado interno quanto no externo, capacitando produtores e adequando processos e produtos para fortalecer a imagem dos sucos de uva 100% – como o nome diz, o único que leva 100% da fruta (uva). Avaliação de mercado, participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, interação com formadores de opinião, rodadas de negócios com agentes do trade e ações promocionais são algumas das atividades desenvolvidas.