4, outubro, 2012

Talentos da coquetelaria

 

Em sua trigésima edição, o seminário anual IBS – International Bartender Seminar – contará pela primeira vez com uma etapa brasileira. A Casa Flora e a Porto a Porto levarão dois bartenders que, além de presenciarem o seminário, também representarão o país na competição que tradicionalmente encerra o evento, concorrendo com outros 100 candidatos do mundo todo. A etapa nacional é aberta a estabelecimentos de todo Brasil que tenham produtos Marie Brizard cadastrados.
 
A competição será dividida em duas partes: seletiva e concurso. Um painel de profissionais selecionados por Marie Brizard, Casa Flora e Porto a Porto avaliará os coquetéis e selecionará os finalistas. Na fase seletiva, os candidatos enviam suas receitas até o dia 07 de outubro para o e-mail [email protected] e as 12 receitas com melhor pontuação serão selecionadas para a fase posterior. 
 
O concurso, que será feito de forma presencial, acontece no dia 28 de outubro em São Paulo e os candidatos de fora da cidade terão suas despesas com hospedagem, alimentação e transporte pagas pela Marie Brizard. Nesta fase, os 12 bartenders competirão entre si e os dois primeiros lugares participarão do IBS e concorrerão na etapa internacional do campeonato, que será realizada na cidade de Bordeaux (França), entre os dias 25 e 28 de novembro.
 
As categorias da etapa brasileira do IBS
 
Os estabelecimentos podem inscrever mais de um bartender, porém cada um deve apresentar apenas uma receita em cada uma das duas categorias, easy-to-make e new trend, sendo obrigatório o envio de receitas nas duas categorias para oficializar a inscrição no concurso.
 
A idéia da categoria easy-to-make consiste na elaboração de um coquetel que possa ser elaborado por qualquer pessoa, não obrigatoriamente por bartenders profissionais. Sua elaboração deverá se basear em apenas um sabor de licor Marie Brizard, incluindo as linhas Latino, Chocolat Royal e Grand Orange, combinado a ingredientes facilmente encontrados na casa de qualquer apreciador de bebidas. Ou seja, a proposta desta categoria é realmente a criação de coquetéis fáceis de fazer e, ao mesmo tempo, que sejam saborosos, não havendo nenhuma limitação em termos de formato – long, short ou hot drink – nem no tipo de preparo, podendo ser mexido, batido, montado, inclusive com o uso de liquidificador. 
 
Já a categoria new trend consiste na elaboração de um coquetel utilizando os produtos Marie Brizard e o propósito é mostrar a visão do bartender no que considera ser uma tendência no mundo da coquetelaria. Para esta categoria, o critério é mais técnico, com várias especificações para o desenvolvimento do coquetel.
 
Informações sobre o regulamento oficial do campeonato, critérios para a seleção nas duas fases e fichas de inscrição podem ser obtidas através do envio de e-mail para [email protected].
 
Serviço
Seminário e Campeonato Mundial de Coquetelaria
Data: de 25 a 28 de novembro de 2012
Local: Bordeaux – França
Etapa nacional aberta a bartenders de todo o Brasil
 
Fase seletiva
Inscrições até 07 de outubro de 2012 através do e-mail [email protected]
Concurso presencial
Data: 28 de outubro em São Paulo
 
Promotoras: Marie Brizard, Casa Flora e Porto a Porto
Critério para participação no campeonato: estabelecimentos que tenham produtos Marie Brizard cadastrados em seu portfólio de bebidas.