31, outubro, 2016

Tortelê realiza 2º Festival Mil Folhas

2º Festival Mil Folhas da Tortelê
Tortelê realizará seu 2º Festival Mil Folhas a partir de amanhã (Divulgação)

O tradicional mil folhas francês, envolto por massa redobrada em finas camadas de crocância amanteigada, vai ser novamente tema de um festival gastronômico da Tortelê. Trata-se do 2º Festival Mil Folhas, onde a marca reunirá 16 sabores da delícia entre os dias 1º e 30 de novembro, nas lojas Tortelê Aldeota e Água Fria em Fortaleza. A edição traz variações do quitute, que nesse ano vem em tamanho um pouco menor que o tradicional para diversas provas das combinações, em recheios que vão do morango, brigadeiro com morango, Ninho com creme de avelã, banana, maçã e até a novidade com duas composições salgadas, em tamanho maior, o vol-au-vent de salmão e o de mix de cogumelos (shitake e funghi).

“A clássica iguaria vem na dimensão ideal para que os comensais possam degustar mais dos vários sabores que entremeiam as finas lâminas da massa folhada, optando entre outras tantas deliciosas explosões gustativas dos demais recheios, como os de abacaxi com coco; paçoca; nozes; Romeu e Julieta; baba de moça com ameixa; Ninho com Oreo; mousse de doce de leite com crocante de castanha de caju; cupuaçu com castanha e o de pistache”, detalha a chefe doceira Carolina Batista.

Com essa variedade de sugestões que recheia as vitrines das lojas Tortelê no período do Festival Mil Folhas, juntamente com as encomendas, está previsto um aumento de 30% nas vendas em novembro, ressalta o sócio Diogo Padilha. “Com as variações do Festival Mil Folhas minuciosamente aperfeiçoadas, vamos ampliar o movimento na Tortelê com as transformações do principal produto de venda da doceria, que é o mil folhas de morango”, destaca o também sócio Ivan Assunção.

Mil folhas salgados
Mil folhas salgados, como este com mix de cogumelos, também estarão no cardápio (Divulgação)

Curiosidades: sobre as origens do prato

A autoria do Mille Feuilles tem controvérsias. Alguns autores apontam como criador original o francês Marie-Antoine Carême – o primeiro grande chef a dar bases culinárias às próximas gerações de cozinheiros -, enquanto o “Pequeno Dicionário de Gastronomia” (de Mª Lúcia Gomensoro) credita a receita inicial do século XVII ao famoso pasteleiro francês Jean Rouger, que, ao preparar brioches, exagerou na dosagem da manteiga e, a partir do feliz erro, trabalhou a massa em várias dobraduras até levá-la ao forno para firmar as finíssimas camadas crocantes, casando perfeitamente com recheios de geleias e cremes.

Serviço
2º Festival Mil Folhas da Tortelê (de 1º a 31 de novembro)

Tortelê Doceria Loja Aldeota
Endereço: Rua Vicente Leite, 1422 – Aldeota
Funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h
Telefone/Encomendas: (85) 3082.1122 / 3224.6185
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, Elo, Diners, Amex.

Tortelê Doceria Loja Sul
Endereço: Rua República da Armênia, 1170 – Água Fria
Funcionamento: De segunda-feira a domingo, das 12hàs 20h30.
Telefone: Encomendas: (85) 3025.5222 / 3082.1122
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, Elo, Diners.