22, agosto, 2012

Vinhos brasileiros no Texas

 

Os vinhos brasileiros serão vendidos na principal rede de supermercados premium do Texas, nos Estados Unidos, em 2013. A Central Market elegeu os rótulos verde-amarelos para a ação “Passport Promotion”, realizada desde 2010 com os principais países produtores de vinhos do mundo. Os países homenageados já contemplaram Argentina (2010), Espanha (2011) e França (2012). Agora, chegou a vez do Brasil exibir seus vinhos para os clientes norte-americanos de sete cidades: Dallas, Houston, Fort Worth, Plano, Southlake, Austin e Santo Antonio. 
 
Recebidos pelo projeto Wines of Brasil, realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), os compradores da Central Market estiveram de 5 a 9 de agosto na Serra Gaúcha conhecendo vinícolas e empresas de produtos butique que poderão integrar a promoção. Depois das visitas eles decidiram que irão comprar de 40 a 50 rótulos brasileiros. “Esta será a primeira vez que os vinhos brasileiros chegarão com força em uma importante rede de supermercados, com várias vinícolas e dezenas de rótulos”, comemora a gerente do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. 
 
Segundo Bárbara Ruppel, do Wines of Brasil, que acompanhou os compradores no roteiro pela Serra Gaúcha, os norte-americanos elogiaram bastante a qualidade dos vinhos brasileiros e também a boa relação custo-benefício. A lista com os rótulos selecionados será divulgada até outubro. 
 
Os vinhos brasileiros escolhidos serão importados diretamente pela Central Market, que os colocará a venda durante duas semanas em nove lojas. “Os produtos mais vendidos serão incluídos no setor de bebidas da rede, ao lado de 2.500 rótulos de vinhos e mais de 400 tipos de cervejas de vários países do mundo”, informa Bárbara. “Um fato importante nesta ação é que as vinícolas não precisam ter distribuição nos Estados Unidos, visto que a importação será feita diretamente pela Central Market”, observa Bárbara. Assim, existe a possibilidade de pequenas vinícolas exportarem pela primeira vez aos EUA. 
 
As vinícolas visitadas pela comitiva da Central Market foram Aurora, Casa Valduga, Casa de Madeira, Don Guerino, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato e Salton. Outras sete empresas (Boscato, Kranz, Don Laurindo, Hiragami, Perini, Villagio Grando, Geisse) participaram de uma rodada de negócios no Ibravin. Chris Potestio, comprador de vinhos Central Market; Austin Jordeau, gerente de um dos supermercados; e Fernando Spohr, do Centro de Negócios da Apex em Miami, ainda visitaram os Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, conhecendo a Cantina Strapazzon, a Casa da Erva- Mate, a Casa da Ovelha e Casa do Tomate.