10, setembro, 2012

Guia para amantes de cerveja

 

A combinação de lúpulo, malte e água resulta numa bebida consumida em todo o mundo. A fórmula ancestral está tão presente na trajetória humana que é definida como o “pão líquido”: a cerveja. A bebida é o tema do lançamento do selo Globo Estilo: O livro da cerveja. Em suas 352 páginas, a obra apresenta mais de 800 cervejarias, com descrições de 1.700 rótulos e informações como intensidade de sabores, uso de ingredientes incomuns, graduação alcoólica e análises visual, olfativa e gustativa.

O trabalho de pesquisa é ilustrado por fotos dos rótulos avaliados e um “roteiro da cerveja”, feito para os adeptos do chamado “turismo cervejeiro”. Nele, são sugeridos passeios pelas principais cervejarias dos países destacados no livro. Orientações sobre a arte da degustação e esclarecimento de curiosidades – como a razão de ser dos formatos de copos e garrafas e a harmonização das cervejas com pratos – complementam o guia, que inclui ainda um glossário com os termos mais utilizados no universo da cerveja.

Organizado pelo degustador profissional Tim Hampson e produzido por uma equipe de especialistas, o livro é voltado para quem deseja saber mais sobre muitas das marcas estrangeiras e nacionais presentes nas prateleiras das lojas especializadas e dos supermercados brasileiros. Dos rótulos nacionais, estão no livro a Eseinbahn Kölsch, Eseinbahn Natural, Lokal e Teresópolis Black Princess.

 
O autor
Tim Hampson é o presidente da Associação Britânica de Escritores de Cerveja (British Guild of Beer Writers), e sua paixão pela bebida já rendeu trabalhos para as revistas American Brewer, Telegraph e Food & Travel, além dos livros 101 Beer Days Out, Great Beers: The Best from Around the World e London's Riverside Pubs: A Guide to the Best of London's Riverside Watering Holes.
 
Ficha técnica
Título: O livro da cerveja 
Autor: Tim Hampson
Gênero: Gastronomia
Páginas: 352
Formato: 19,5 cm x 23,5 cm
Preço: R$ 59,90 
ISBN: 978-85-250-5129-5
Editora: Globo Estilo