8, abril, 2019

Festival Deguste reúne cervejarias artesanais cearenses e atrações gastronômicas

Deguste - Casório 5 E Cervejaria
Festival Deguste leva ao Eusébio 17 expositores de cervejas artesanais cearenses, boa gastronomia e shows ao vivo (Divulgação)

O Shopping Eusébio receberá nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, a partir das 15h, a primeira edição do Festival Deguste – cerveja, gastronomia e outras artes. A proposta do evento é divulgar e promover cervejas artesanais de boa qualidade produzidas no Ceará, ampliando o mercado consumidor e fortalecendo o setor. Durante o festival, além da cerveja, o público irá saborear pratos especiais da nossa gastronomia com shows ao vivo de diferentes estilos musicais.

Participam desta primeira edição 17 expositores divididos nas categorias cervejas (Beer N´Friends, Donteresa, Promess, Donkey Head, Hey Ho Beer Pub, Turatti, 5E, Lutzer e Allgrain), drinks e refri (Owl Beer Pub) e gastronomia (Chef Dato – Refeições de Alta Qualidade, Chef Cruz – Picanha’s, Chef Carlos Henrique Sarmento – Despacito e Zé Restô Bar).

Chef Dato
Chef Dato, da marca Refeições de Alta Qualidade, é um dos expositores gastronômicos do Deguste, além de outros como o Zé Restô Bar (Divulgação)

De acordo com José Fabiano, um dos organizadores do Festival Deguste, a iniciativa busca absorver um público ainda não conhecedor da arte cervejeira. “A ideia é proporcionar ao público geral a experiência de apreciar a diversidade cervejeira e gastronômica, com preços acessíveis, contribuindo assim para democratizar a abrangência destas artes que tanto crescem no mundo e na bohemia alencarina, desde uma simples degustação a uma harmonização para cada tipo de cerveja”, afirma.

Shows

A parte musical do Deguste começa com o melhor da MPB e da música Regional Nordestina com Jabas Bueno e Banda, na sexta-feira (12), às 19 horas. A festa continua, no sábado (13), às 17 horas, com a música retrô brasileira da turma dos Transacionais. E para fechar o festival no domingo (14), às 18 horas, tem o pop rock do Concreto Asfalto.

Capacitação

O ponto alto da feira será a capacitação com os melhores sommeliers e chefs. Os workshops “Introdução ao universo das Cervejas Especiais” e “Processo de Produção de Cervejas Especiais” e a oficina de gastronomia com degustação serão gratuitos.

Já o curso de produção de cerveja artesanal, com custo promocional (R$ 190), será ministrado pelo beer sommelier Júlio Costa, formado pela Doemens Academy (Alemanha) e sócio fundador da Beer Planet, loja especializa em insumos cervejeiros. Ao final, cada aluno estará apto a produzir sua própria cerveja em casa.

Para fazer a inscrição nas oficinas e cursos e saber mais informações sobre o Festival Deguste, ligar para (85) 9 8220.1897 ou (85) 9 9992.3117.

Banda Concreto e Asfalto-Foto Divulgação
Banda Concreto e Asfalto realiza show no festival Deguste (Divulgação)

Algumas marcas

A cervejaria Allgrain é de Fortaleza e foi fundada em 2014 por Fausto Martins e Fernando Oliveira através de um processo caseiro. O diferencial está em três pilares: cervejas artesanais, de qualidade e de preço justo.

Já a 5E foi a primeira micro cervejaria artesanal do Ceará, fundada em 2015 em meio a um mercado até então novo no estado. Respeitada no mercado nacional por suas receitas de alta qualidade e referência no meio cervejeiro, conquistou prêmios de relevância como Medalha de Ouro no XI Concurso Nacional das Acervas (em 2016) e mais recentemente Medalha de Ouro no Festival Brasileiro da Cerveja (Blumenau) em 2018.

Hoje, está presente em mais de 20 estados e 300 pontos de venda em todo o Brasil, produzindo cerca de 10.000 litros por mês, além de possuir uma segunda linha, de cervejas mais leves, a Brasserie.

Serviço
Festival Deguste – cerveja, gastronomia e outras artes
Local: Praça de Alimentação do Shopping Eusébio – Av. Eusébio de Queiroz, 1890, Tamatanduba, Eusébio, às margens da CE-040
Datas: 12, 13 e 14 de abril
Hora: A partir das 15h
Gratuito