25, outubro, 2012

Alexandrini no Desafio Queulat

 

A segunda noite do Desafio Quelaut, realizada dia 24 de outubro, reservou gratas surpresas no restaurante Villa Alexandrini. O chef concorrente da noite, Charles Alexandrini, conseguiu uma harmonia bem equilibrada entre os pratos criados por ele e a os vinhos da linha Queulaut da vinícola Viña Ventisquero.
 
Como entrada, uma das paixões do chef da casa, o camarão, que chegou em trio. O fruto do mar veio em três formatos diferentes, com molho de tomate, empanado e com um molho branco que levou acabaxi e ervas no seu preparo. O frescor do Ventisquero Queulat Chardonnay (safra 2008) casou muito bem com a delicadeza do camarão.
 
O prato principal foi elogiado por vários presentes, um filé mignon, recheado com bacon, linguiça toscana sem gordura e cenoura, era cercado por um purê de mandioquinha e o molho da carne em volta. A composição foi equilibrada, já que a união dos três componentes evitava um tom muito salgado ou muito doce, e combinava bem com o vinho de maior acidez como o Ventisquero Quelaut Carmenére (safra 2010).
 
A sobremesa foi a grande e melhor jogada de Charles. Como no desafio não há vinho de sobremesa, para não pecar em uma combinação errada, ele fez uma redução de amora com o próprio vinho, o Ventisquero Queulat Pinot Noir (safra 2008), e acrescentou queijo natural, o que deu consistência ao prato sem errar na harmonização.
 
O resultado do desafio será divulgado em novembro e o chef ganhador vai ao Chile para conhecer a vinícola Vinã Ventisquero. A responsável por unir os chefs Eduardo Sisi, Marie Anne Bauer e Charles Alexandrini nesse desafio foi a Cantu Importadora, distribuidora da linha Quelaut em Fortaleza. Os próximos desafios estão agendados para as cidades de Natal e Salvador.
 
 
 
Confira a galeria de imagens do evento:
 
 
Serviço
1º Desafio Queulat – etapa Fortaleza
Valor: R$ 105,00 cada jantar 
 
Dia 25 de outubro, quinta-feira:
Chef Eduardo Sisi  – Restaurante Moana – gastronomia e arte
Av. Beira Mar, 4260
(85) 3263-4887