Faleceu na madrugada de hoje, quinta-feira (25/01), uma das figuras mais icônicas da cena gastronômica e da história de Fortaleza: João Juarez Albuquerque, o “Seu Juarez”. Natural de Santana do Acaraú, fundou a Sorveteria Juarez, casa tradicional no ramo dos sorvetes e em operação desde 1973. O querido Seu Juarez, como era chamado por amigos e clientes, tornou-se conhecido pela artesanalidade de seus sorvetes e pela habitual simpatia no atendimento.
Segundo informou a família, Juarez Albuquerque enfrentou complicações de saúde decorrentes de uma cirurgia na vesícula e agravadas pela idade avançada. Seu velório ocorrerá na Funerária Ethernus, no Bairro Aldeora. O enterro se sucederá nesta sexta-feira (26), no cemitério Parque da Paz.
Sorveteria Juarez
Nos últimos anos, a Sorveteria Juarez passou por uma expansão para mais unidades, idealizada com a ajuda dos filhos do fundador. Mesmo contando atualmente com com quatro lojas em Fortaleza, a primeira delas, localizada na Av. Barão de Studart, era a preferida de Juarez. O proprietário fazia questão de salientar que o espaço se mantinha o mais original possível à forma em que foi fundado, desde os pisos e azulejos aos bancos e às máquinas de preparo. Quanto ao produto principal, o prestigiado sorvete, sempre frisava Juarez que sua criação era livre de corantes, emulsificantes, ligas neutras ou quaisquer aditivos químicos.
Por detrás do bigode característico e dos óculos fundos, com a simpatia costumeira e sempre cheio de histórias e causos para contar, o dia de hoje leva consigo leva figura que, certamente, permanecerá como parte importante da memória afetiva da cidade de Fortaleza.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa