30, outubro, 2018

Benévolo é premiada como “melhor café” de Fortaleza pela Veja

Benévolo Café com Leite
Benévolo é escolhida como melhor cafeteria da cidade pela Veja Comer & Beber (Divulgação)

A Benévolo Gelato e Café foi indicada como o “O Melhor Café” da cidade na categoria “Comidinhas” da edição de 2018 da Veja Comer e Beber Fortaleza. Os vencedores serão anunciados na próxima terça-feira, 30, quando se apresentam os melhores da gastronomia de Fortaleza, em 22 categorias.

Concorrem 63 estabelecimentos do ramo alimentício sediados na capital, em três segmentos: Bares, Comidinhas e Restaurantes. A definição dos finalistas e campeões é feita com a ajuda de um júri local, composto por formadores de opinião, que foram convidados a votar e definir títulos como o de melhor café, o restaurante bom e barato, o chef do ano e o melhor restaurante da cidade.

Localizada no bairro Meireles, uma das regiões mais tradicionais de Fortaleza, a Benévolo Café e Gelato é dirigida pelo proprietário Jefferson Deywis. Apesar de possuir grãos vindos de vários estados do país, destaca-se no local o café oriundo do Maciço de Baturité, mais precisamente do município de Guaramiranga, que foi adotado como blend principal da casa. De acordo com Jefferson, a escolha pelo café dessa região foi devido ao grande potencial dos grãos cultivados na Serra, que têm inúmeras variações como o Catuí, Bourbon e o mais típico, o Guará, e o fato de serem provenientes da agricultura familiar, cultivados de forma orgânica, em grande parte, com pequenos cultivos.

Jefferson Deywis Benévolo
Jefferson Deywis é proprietário da Benévolo (Divulgação)

“Esse café bem trabalhado tem um potencial imenso e a gente acredita nele. Além disso, escolhendo-o como blend da casa, a gente ajuda a fortalecer essa região, a agricultura familiar e o comércio de café na cidade. Se você quiser tomar o café Benévolo, é o café de Guaramiranga, com uma forma exclusiva da Benévolo”, ressalta.

Toda produção do café é realizada na própria loja, desde a torra exclusiva, até a moagem, cozimento e coagem, que se diferenciam para proporcionar um paladar diferente de acordo com a especificidade do produto, ocasionando uma experiência singular.

Para se chegar a essa combinação que se tornou tão característica da cafeteria, o empresário afirma que foi necessário identificar uma torra específica para os grãos. “Identificamos uma torra associada para esse café de Guaramiranga e ela ficou de um paladar de muito bom gosto e de uma aceitação mais eclética. Todos elogiam o grão”, explica.

A Benévolo oferece a seus clientes mais de 60 receitas de cafés, entre eles, o café tradicional, café expresso, além de capuccino, feito com canela, café, leite e chocolate, café gelado e quatro variações de drinks de café, uma delas batizada de Pé Moleque e Coffe, composta de uma pasta de amendoim ao fundo da taça, uma camada de café expresso, outra camada de leite vaporizado com borda da taça com doce de leite, finalizando com o pé de moleque.

A Benévolo também tem em seu cardápio cafés de outras nacionalidades como Café Romano, Café Vietnamita, Café Escandinavo, Café Marroquino e Café Indiano.

Serviço
Benévolo Café e Gelato
Local: Rua Ana Bilhar, 1083 – Meireles, Fortaleza/ Ceará
Horário de funcionamento: 13h às 23h (segunda a sexta) / 8h às 23h (sábados e domingos)
Contato: 3242-4464
www.benevolo.com.br

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php