19, outubro, 2012

Bons conhecedores de vinho

 

O 2º Concurso Pan-americano de Sommeliers será no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos (foto), em Bento Gonçalves (RS). Vinte e quatro sommeliers de 12 países participarão da competição, uma espécie de Copa América do Serviço de Vinho, promovida pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Associação Internacional de Sommeliers (ASI) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A semifinal entre os dois melhores sommeliers dos 12 países participantes – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela – ocorre no dia 23 de outubro. A final, com três competidores, aberta ao público, será no dia 24 de outubro, às 17h, no Centro de Convenções do Spa do Vinho Caudalie, seguida de jantar de gala.
 
O vencedor se classifica para o Concurso Mundial de Sommeliers, que ocorrerá em 2013 no Japão. “Vamos realizar este concurso no berço da vitivinicultura brasileira em um local elegante e refinado como merece a profissão de sommelier”, afirma Danio Braga, presidente da ABS.
 
Os dois representantes brasileiros serão Diego Arrebola, de Campinas, e Tiago Locatelli, do Varanda Grill, de São Paulo, respectivamente o 1º e o 2º colocados no 7º Concurso Brasileiro de Sommeliers, promovido e organizado pela ABS com representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Brasília e Curitiba. O 1º Concurso Panamericano de Sommeliers, realizado há três anos, em Buenos Aires, teve uma mulher como vencedora: Elyse Lambert, do Canadá, que trabalha no XO Restaurante do St James Hotel, em Montreal. Neste concurso, os dois brasileiros ficaram bem colocados, Guilherme Corrêa, da Decanter, ficou em terceiro lugar e Tiago Locatelli foi o quinto. O melhor sommelier do mundo, Gerard Basset, também estará presente no concurso.
 
Paralelamente ao concurso, a ABS e o Ibravin promovem, de segunda (22) a quarta (24), uma série de visitas técnicas pelas vinícolas da Serra Gaúcha. “Será uma boa oportunidade para os sommeliers das Américas conhecerem mais a produção vitivinícola brasileira”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. A agenda prevê visitas na Aurora, Casa Valduga, Chandon, Dal Pizzol, Miolo e Salton, além de um mini Circuito Brasileiro de Degustação com a participação de 13 empresas (Casa Valduga, Courmayeur, Don Giovanni, Domno do Brasil, Don Laurindo, Dunamis, Geisse, Laurentia, Larentis, Lidio Carraro, Pizzato, Peterlongo e Valmarino).
 
 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php