A partir do dia 12 de abril, o Comida di Buteco apresentará 400 petiscos onde a linguiça e/ou a macaxeira são os principais ingredientes. Em 2013, pela primeira vez o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil será realizado simultaneamente nas 16 cidades e também propõe a unificação dos ingredientes especiais. Com o slogan “Buteco. A verdadeira Rede social”, o concurso acontecerá até o dia 05 de maio em Fortaleza.
O concurso
A missão do concurso é resgatar e valorizar a cozinha de raiz. Criado em 2000, o concurso estimula os pequenos estabelecimentos, botecos, e as novas criações na cultura gastronômica. A importância do evento se deve ao desenvolvimento do setor, à demarcação dos circuitos urbanos de sociabilidade e lazer através da boa cozinha dos botecos e a legitimação do boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia nacionais.
Este é o terceiro ano que o concurso acontece em Fortaleza. Os frequentadores de botecos seguiram uma verdadeira rota dos participantes, para provar as delícias de cada petisco concorrente, conferir a cerveja mais gelada, eleger a melhor caipirinha e ficar atentos a outros dois aspectos importantíssimos na votação: o atendimento e a higiene do local. O concurso caiu nas graças também dos donos dos botecos participantes. Independente da colocação, nas duas edições já realizadas em Fortaleza, todos os concorrentes comemoraram a conquista de mais clientes e o aumento nas vendas, mesmo depois do período do Comida di Buteco na cidade.
Em 2011 participaram do Comida di Buteco 17 estabelecimentos de Fortaleza. Em 2012 o número aumentou para 19, dos quais 08 eram novos participantes. Agora em 2013, 20 botecos da capital cearense estão com tudo pronto para receber os clientes já cativos e os novos botequeiros que vão chegar diariamente, de 12 de abril a 05 de maio, para saborear os petiscos criados especialmente para concorrer nesta edição do concurso.
Dinâmica do Concurso
Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados têm de visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos analisados garante o resultado da premiação. São avaliados com nota de 0 a 10 os seguintes quesitos: petisco (que leva 70% da nota), atendimento, higiene e temperatura da bebida. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.
O perfil dos botecos escolhidos
O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “espontâneos”. O espontâneo é aquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia-a-dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.
Ingredientes convidados – Resgate às origens e valorização de insumos da cozinha brasileira
Em algumas de suas edições o Comida di Buteco lança aos concorrentes um desafio a mais: utilizar na receita do petisco um ou mais ingredientes específicos. Assim, estimula não apenas a criatividade, pois não podem existir tira-gostos repetidos numa mesma edição, mas também propicia a pesquisa sobre esses insumos.
Para o gastrônomo Eduardo Maya, um dos sócios do concurso, a inserção de ingredientes específicos em algumas edições tem o objetivo de chamar a atenção para elementos típicos da cozinha brasileira ou que influenciaram nossa cozinha e que representam nossa rica identidade culinária. “O mais importante é que a escolha desses ingredientes reforça a missão do concurso de valorizar e resgatar a cozinha de raiz. Nunca perdemos esse foco”, destaca.
A cozinha de raiz, matriz do Comida di Buteco
Eduardo Maya entende como Cozinha de Raiz aquela que detém os elementos que compõem a alma gastronômica e cultural de uma nação. “Tecnicamente falando, temos uma culinária voltada para as raízes, o regional, o típico, a gastronomia de história, a comida-da-casa-da-avó, a comida que tem uma sofisticação subliminar que está exatamente na sua não-sofisticação, no uso do ingrediente regional mais comum, tirando dele o que se tem de melhor. O Comida di Buteco leva as pessoas ao lugar mais genuíno onde podemos vivenciar essa cozinha: o boteco. Nele, a cozinha de raiz encontra seu segundo habitat, depois da casa de nossas avós. Coincidentemente, há mais ou menos uns seis anos a gastronomia ao redor do mundo vem enaltecendo a culinária de raiz e garantindo lugar de nobreza aos ingredientes, pratos e petiscos mais típicos e que representam a identidade dos lugares”.
O surgimento do Comida di Buteco em 2000 contribuiu e vem contribuindo para que os donos de boteco entendam o valor da culinária que praticam em seus estabelecimentos simples e cheios de alma.
Upgrade nos botecos
O Comida di Buteco é um concurso que só proporciona benefícios aos botecos, tanto aos proprietários como aos funcionários. Os donos de botecos não pagam nada para entrar no concurso, participam de treinamento com orientações sobre manuseio de alimentos, preparo de coquetéis, criatividade na montagem de cardápios e atendimento de qualidade, recebem gratuitamente toda a decoração padronizada do concurso, têm mídia gratuita e ainda disputam prêmios. Tudo isso somado ao crescimento da clientela e o incremento nas vendas, que reflete também no bolso dos funcionários!
Quem ganha com tudo isso é também o público. Os botequeiros da cidade, que curtem encontrar os amigos em um boteco onde se sentem em casa, vêem melhoras nas estruturas desses botecos, no serviço e no cardápio. É ainda um incremento no setor e no turismo local durante o período do concurso. Mas tudo isso só torna-se possível com a participação dos patrocinadores.
Sobre Eduardo Maya
Um genuíno caçador de botecos, Eduardo Maya visita mais de 1000 botecos por ano em todas as cidades participantes e várias outras. Ele é o guardião da “genética gastronômica” do Comida di Buteco. Realiza um trabalho de viagens, nacionais e internacionais de pesquisa incessante, para que o concurso se renove ano a ano e consolide seu papel de importante plataforma de divulgação e valorização da cozinha de raiz no Brasil.
Gastrônomo autodidata, professor de culinária, Cordon Bleu em Catering, um dos representantes do Brasil e do Comida di Buteco no Madrid Fusión 2012 (um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo); sócio da Free Produções – que detém a marca e realiza o Comida di Buteco; Eduardo é o responsável pela pesquisa e escolha de botecos em todas as cidades onde o concurso é realizado.
Confira os estabelecimentos participantes do Comida di Buteco 2013 aqui.
Veja a galeria com alguns dos petiscos:
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa