3, abril, 2013

Desafio de cachaça em Fortaleza

Com a realização de um teste cego feito com 20 convidados, a cachaça Cedro do Líbano Premium vai desafiar, em abril, quatro marcas brasileiras de diferentes categorias para atestar a qualidade e o nível do produto cearense, é a primeira edição do Desafio Top Mundial da Cachaça. O evento percorrerá outras quatro cidades do país em 2013, desafiando as melhores cachaças nacionais do País. A cidade de Fortaleza foi escolhida para sediar o evento aqui na região Nordeste, na próxima quinta-feira (11), a partir de 19 horas, no restaurante Cantinho do Frango.

O evento receberá o renomado cachacier Maurício Maia, chefe de cozinha e consultor do Grupo de Estudos e Degustação de Cachaças (GEDEC), um dos principais especialistas em cachaças do país, que apresentará workshop e fará um “teste cego” entre as bebidas com a participação de 20 formadores de opinião e figuras públicas, dentre jornalistas, empresários e políticos. O objetivo é também fomentar uma nova cultura em relação à cachaça, fazendo com que se estabeleça como uma bebida gourmet, criando uma associação da marca à ideia da boa apreciação.

 

O Desafio Top Mundial da Cachaça será dividido em dois momentos. Primeiramente, o cachacier fará um curso, compacto e intensivo com 2 horas de duração, oferecendo conhecimentos básicos sobre a arte e técnica da degustação de cachaças. Os participantes conhecerão a estrutura e características químicas e organolépticas (cor, aroma e sabor) do destilado "cachaça", as causas e fatores das suas virtudes, podendo enfim identificar a excelência sensorial na bebida. Em seguida será feito um teste cego onde serão apreciadas a cachaça “desafiante”, Cedro do Líbano Premium, e outras quatro marcas já conceituadas nacional e internacionalmente. Isso tudo para aferir os conhecimentos adquiridos durante o workshop e identificar, dentre as bebidas, incluindo a própria Cedro do Líbano Premium, qual delas é a mais saborosa.

 

“Tenho realizado, desde 2005, algumas degustações às cegas e amadoras com proprietários de restaurantes e pessoas de todos os níveis de conhecimento que gostam ou não de cachaça. A mais recente, e que me fez acreditar ainda mais no potencial da nossa cachaça, aconteceu no restaurante Cantinho do Frango em Fortaleza, que tem cerca de 300 rótulos diferentes de cachaça artesanal e industrializada”, diz Rodrigo Bitar, diretor comercial e de marketing do Grupo Brasilcred.

 

Segundo Rodrigo, o objetivo é “criar nas pessoas um comportamento diferente, fazendo com que elas apreciem seu produto genuinamente nacional, assim como o Baião de Dois está para o Ceará, a Carne de Sol para o Rio Grande do Norte e o Pato no Tucupi para o Pará. Queremos mostrar que não é só em Salinas (MG) e Parati (RJ) que se produz cachaça de qualidade internacional, mas aqui também no Ceará. Além disso, todo tipo de comida pode ser apreciada com cachaças, assim como se faz com vinhos”, explica o empresário.

 

Ao longo deste ano, o evento irá acontecer regionalmente também em Goiânia (GO) no mês de maio, Belém (PA) em junho, Rio de Janeiro (RJ) em agosto e Balneário Camboriú (SC) no mês de setembro. Retornando a Fortaleza no mês de outubro, o Desafio Top Mundial da Cachaça se torna nacional e dá espaço à Cedro do Líbano Extra Premium, cachaça de qualidade superior, envelhecida durante seis anos e produzida também nas Fazendas Libanus, que vai desafiar as cinco marcas melhor posicionadas durante os desafios regionais. Já em novembro, o evento ganha teor internacional, tendo como cenário a capital Lisboa, em Portugal, onde a Cedro do Líbano Extra Premium desafiará destilados internacionais.

 

A desafiante
Em função da temperatura, do clima e da qualidade da cana de açúcar, a cachaça Cedro do Líbano Premium é produzida artesanalmente, tendo sua moagem, fermentação e destilação feitas na região de Carnaubal (CE), na Serra Grande. É envelhecida e engarrafada no município de Paracuru, em barris de carvalho norte-americano, no período de um a três anos, tempo que leva para obter a cor dourada característica, o sabor e o aroma amadeirado, ideal para ser degustada pura e em temperatura ambiente.

 

O cachacier
Mauricio Maia é chefe de cozinha, formado pelo SENAC – SP, apreciador de cachaças e charutos há mais de 20 anos. Sendo um dos pioneiros na defesa da utilização da cachaça como ingrediente na cozinha, atua no Grupo de Estudos e Degustação de Cachaças (GEDEC) como consultor e instrutor de vários cursos ligados à produção, degustação e harmonização da cachaça. Autodidata, degustador ávido e curioso por natureza, possui catalogadas mais de 450 marcas de cachaça de todas do país e do mundo.

 

Serviço

Desafio Top Mundial da Cachaça (Primeira etapa regional em Fortaleza)
Data: 11 de abril de 2013 (quinta-feira)
Local: Restaurante Cantinho do Frango
Endereço: Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
Horário: A partir de 19 horas