Aprender a cozinhar com os tradicionais livros de receita já é coisa do passado. Quando filmado, um encontro de amigos que conversam e bebem enquanto cozinham de forma descontraída pode ensinar qualquer um a fazer pratos deliciosos. Com essa ideia, o vlogger PC Siqueira convidou o amigo Otávio Albuquerque para fazerem juntos o Rolê Gourmet, um canal de culinária que já passou das três milhões de visualizações no Youtube.
As receitas são simples e baratas, pensadas para quem não quer gastar muito nem tem muita prática na cozinha. Quando a fome aparece no encontro entre amigos que não têm muitas opções além das prateleiras do supermercado mais próximo, as técnicas aprimoradas e o requinte dos ingredientes acabam sendo menos importantes que a diversão de cozinhar.
Otávio Albuquerque, que idealizou o projeto com PC Siqueira, diz que o conteúdo não foi pensado para nenhum público de gênero ou faixa etária específicos. “O Rolê Gourmet é voltado para quem quer se divertir. A ideia é mostrar um encontro legal entre amigos, cozinhando, bebendo e conversando. E no meio disso você pode aprender alguma coisa. Pode ser como fazer um prato, ou como não fazer certas coisas na cozinha”, explica.
A descontração dos vídeos atraiu muitos admiradores. Segundo Otávio, a resposta do público é amigável e carinhosa. “Nem todo mundo que era fã do Maspoxavida [vlog que deu visibilidade a PC Siqueira] entendeu ou gostou muito da proposta do Rolê Gourmet no início, mas isso passou rápido. O público vem sendo muito receptivo e fico feliz quando recebo fotos das pessoas reunidas em volta da mesa, comendo alguma coisa que aprenderam a fazer com a gente”, comemora. As fotos dos pratos feitos pelos fãs são compartilhadas na página do Rolê Gourmet no Facebook.
Sem experiências formais na cozinha, PC Siqueira e Otávio Albuquerque já publicaram 30 vídeos de receitas doces e salgadas. Alguns deles contam com convidados especiais, como Clarice Falcão, Carolina Ferraz ou Júnior Lima. Além das receitas de costume, os vídeos do Rolê Drops mostram outros pratos ainda mais práticos, feitos em poucos passos e com poucos ingredientes.
Para quem ainda não conhece o projeto, Otávio sugere começar pela receita de Tortinha de Maçã na Maçã. “É um dos meus vídeos favoritos, e mostra que além dos palavrões e do alto teor etílico, podemos fazer receitas fofas e gostosas”, explica.