26, setembro, 2018

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza aula inaugural

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza nesta quinta-feira (27/09) aula inaugural
Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza nesta quinta-feira (27/09) aula inaugural com chef João Diamante (Divulgação)

Amanhã, quinta-feira (27), a partir das 18h, serão oficialmente iniciadas as atividades da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no Mucuripe. João Diamante, criador do projeto de gastronomia social Diamantes na Cozinha, ministrará a aula inaugural, ocasião em que discutirá o tema “Cultura alimentar e gastronomia social”, além de compartilhar com os interessados sua trajetória. Antes de se dedicar integralmente às causas sociais, Diamante passou por renomados restaurantes, como o Le Junes Verne, da Torre Eiffel, em Paris, e Fazenda Culinária, do Museu do Amanhã, sendo premiado na categoria “Chef Revelação” pelo Prêmio Infood de Gastronomia, em 2017. Além da palestra, os presentes também participarão de visita guiada e poderão conferir apresentação da Camerata de Cordas da UFC. O evento gratuito será voltado para alunos matriculados, autoridades e colaboradores.

Na sexta-feira (28), das 9h às 12h e das 13h às 17h, os alunos matriculados serão também contemplados com serviços de saúde e oficinas que visam orientar o grupo sobre normas e boas práticas indispensáveis a profissionais que trabalham com manipulação de alimentos. As ações contam com apoio do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e as oficinas serão ministradas pela professora Elisângela Teixeira, da UFC.

Chef João Diamante
Chef João Diamante ministra amanhã aula inaugural na Escola Ivens Dias Branco: é ex-chef da Le Junes Verne, na Torre Eiffel, em Paris, e da Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã (Foto: Fernando Rosenthal)

Os selecionados são preferencialmente jovens entre 17 e 29 anos, egressos de escola pública, que não estão estudando nem trabalhando, mas que estão buscando qualificação. Os 160 alunos integram as turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, confeitaria e cozinha fundamental, cujas inscrições ocorreram entre os dias 27 e 31 de agosto, via site www.dragaodomar.org.br. O resultado foi divulgado no dia 10 de setembro, no referido sítio eletrônico. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (1°).

Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, afirma que além de qualificar para o mercado de trabalho, a Escola objetiva disponibilizar o domínio de uma linguagem que favoreça sua mobilidade social. De acordo com Flávia Castelo, Diretora de Gastronomia, Esporte e Conhecimento do Instituto Dragão do Mar, o objetivo é “viver do que gosta de fazer”.

Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, frisa que o Ceará sempre se destacou com uma mão de obra autodidata, basta ver os mais relevantes restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, que empregam muitos profissionais cearenses. Agora, segundo ele, surge um novo ciclo de formação numa área vital para a economia da cultura: “com as escolas de gastronomia, essa geração vai ter acesso a um alto padrão de formação, melhor empregabilidade e salário”.

Programação

Dia 27/09 (quinta-feira)
18h: Recepção e visita guiada com os alunos
18h45: Apresentação Camerata de Cordas da UFC
19h30: Cerimonial
20h: Aula Inaugural sobre “Cultura Alimentar e Gastronomia Social” com o chef João Diamante
21h: Encerramento
Dia 28/09 (sexta-feira)
9h às 12h e 13h às 17h: Oferta de serviços de saúde e oficinas para alunos

Serviço
Aula Inaugural da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Data: 27 de setembro de 2018
Hora: A partir das 18h
Local: Rua Manoel Dias Branco, 20 – Mucuripe, Fortaleza-CE
Evento voltado para convidados
Mais informações: (85) 98150.4763 | (85) 3248.8091.