6, janeiro, 2014

Fernando Barroso: ‘Minha grande arte é trabalhar a cabeça do homem’

A concentração e a pontualidade nas palavras são algumas características de Fernando Barroso. Atento ao que fala, o chef economiza bastante conhecimento na arte da Gastronomia. Fernando é cearense de nascença, estudou nos Estados Unidos e já morou em Brasília. Na adolescência, descobriu através de testes vocacionais, que o caminho de sua carreira seria a arte. Apesar de o próprio não saber por onde começar, seguiu os passos da Engenharia e foi cursar por dois anos Engenharia Industrial Gerencial, na Universidade de Iowa.

De volta ao Brasil, mudou-se para Brasília e se matriculou em Economia. Por oito anos trabalhou no CNPQ, no IBICT (Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica), onde se especializou na área de pesquisa.

Quando retornou à capital cearense, Fernando optou pelo empreendedorismo, caminho que segue até hoje. Abriu uma loja de carnes nobres, que se transformaria em pouco tempo em uma delicatessen especializada em produtos importados. Ali, teve a oportunidade de conhecer e pesquisar os melhores ingredientes e produtos disponíveis nos mercados nacional e internacional.

Em 2000, Fernando foi em busca da Gastronomia e transformou a delicatessen em um restaurante, o Alimenta Bistrô. O reconhecimento veio e durante sete anos (período que o restaurante ficou aberto), Fernando Barroso ganhou, por três anos consecutivos, os prêmios de melhor chefe, melhor restaurante e melhor cozinha contemporânea de Fortaleza, concedidos pela Revista Veja.

De acordo com ele, é preciso vocação para produzir alimentos. Vocação esta que Fernando domina. Entretanto, a grande arte do chef é trabalhar a cabeça do homem. A gestão humana, segundo ele, é uma das grandes tarefas dele. E ele realiza na forma de preparar equipes para restaurantes, da cozinha ao salão. A grande arte de Fernando Barroso é criar gente para gerir um negócio de Gastronomia. Para tanto, é preciso ainda, nas palavras de Fernando, um pacto entre trabalhador e empresário. Deve haver uma sintonia entre ambos.

O maior desafio atualmente está voltado para o catering (jantares em domicílio) e para a consultoria em gestão, gastronomia, serviço e hospitalidade.