24, julho, 2014

Gastrobares: uma moda que veio para ficar

Tendência nos EUA e na Europa, os gastrobares já estão se espalhando pelo Brasil

Por Gabriel Moterani, do guia Kekanto

Gastrobares são uma tendência que agora se espalha pelo Brasil
Gastrobares são uma tendência que agora se espalha pelo Brasil

Quem procura por novidades nos cardápios de bares e botecos já pode comemorar. Os gastrobares, que fazem sucesso por Nova York e Londres, estão chegando ao Brasil para incrementar as opções disponíveis aqui. O conceito deles é bastante simples: oferecer diversas opções de comidinhas e pratos gourmets sem perder aquele clima descontraído de bar.

Entradas e petiscos feitos com alimentos selecionados, pratos característicos da alta gastronomia a preços mais acessíveis e ambientações inusitadas são algumas das características destes gastrobares. O Bottega Bottagallo, por exemplo, é um dos primeiros pubs da nova moda localizado no famoso bairro boêmio Itaim Bibi, em São Paulo. No menu especializado em gastronomia italiana, polentas, risotos, massas e molhos especiais já são parte do dia-a-dia dos consumidores; enquanto no design do bar, o salão superior dá a sensação de se estar em um pedaço de Roma perdido pela capital paulista.

Em outros lugares, como no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a onda já começou a se espalhar e a atrair clientes cansados da mesmice dos botecos mais tradicionais.

Fortaleza, como não poderia faltar, também está dentro desta lista. No ano passado, foi inaugurado o Subsolo Pub, primeiro gastrobar da cidade em Meireles, bairro nobre da região. Com um ambiente moderno e despojado, o bar-balada completamente subterrâneo possui bebidas exclusivas, bartenders de mixologia e uma carta assinada pelo chef Lúcio Figueiredo. “Faça reserva para evitar fila”, recomenda Mayara Alencar no guia Kekanto.

Uma outra opção é o Moleskine Gastrobar, que abriu as portas em Fortaleza no início de maio de 2014, e conta com cinco espaços despojados e rústicos, sendo dois deles no andar térreo e os outros três na parte superior da casa em que está instalado. O grande destaque vai para o cardápio feito pelo chef mineiro Ricardo Penna.

A competição com as casas mais tradicionais ainda é pouca, mas pelo grande movimento que os gastrobares já geraram no Brasil, em breve os bares e botecos precisarão criar maiores artimanhas para garantir que os clientes permaneçam fiéis.