6, junho, 2013

Identidade cultural na cozinha

Tradição, identidade cultural e patrimonização através da comida são temas discutidos no último dia do Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos

Palestras e mesas redondas debateram questões sobre a identidade culinária no último dia do Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, que aconteceu nesta quarta (5), no Marina Park Hotel. Produtos do campo, tradição e hibridismo na cozinha japonesa, identidade cultural a partir da alimentação e patrimonização da comida foram temas das discussões.

Raul Lody fala sobre patrimonização da comida. Foto: Thamires Oliveira
Raul Lody fala sobre patrimonização da comida. Foto: Thamires Oliveira

A sondagem das práticas alimentares mais expressivas de um povo foi um dos fatores debatidos na mesa redonda “Identidade cultural a partir da alimentação”. A mesa contou com a presença de Adelaide Pereira e José Arimatea Bezerra, ambos professores da UFC, além de Valéria Laena e Fátima Farias, do projeto Comida Ceará, e de Domingos Sávio Abreu, que coordenou o debate. Questões sociológicas sobre o conhecimento tradicional e a adesão de novas técnicas foram trazidas pelos palestrantes, e a preocupação com a qualidade da comida para obtenção de lucro foi posta em evidência.

Raul Lody, antropólogo, museólogo e criador do museu de gastronomia baiana, falou sobre questões culturais na patrimonização da comida. Para ele, os ingredientes históricos, memorialistas, sociais, étnicos e econômicos de um povo estão presentes em um prato, e debater o assunto é essencial para pensar a culinária como identidade. “Só a partir do debate conseguimos ampliar os nossos olhares e as nossas compreensões”, afirma.

Veja a galeria de fotos do terceiro dia do evento:

Serviço
Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos
Data: 3 a 5 de junho
Local: Marina Park Hotel
Site: www.congressogastronomia.ufc.br