28, maio, 2013

Liliane Pereira vence Brasil Sabor 2013

A chef que comanda o restaurante O Banquete foi o grande destaque da noite de premiação.
O evento Brasil Sabor 2013 teve sua noite de premiação na última segunda-feira, dia 28, e confirmou o que a gastronomia cearense vem buscando nos últimos tempos: uma identidade cada vez maior com a sua terra. Com um total de 22 participantes entre chefs renomados e cozinheiros de mão cheia, entre restaurantes sofisticados e as panelas mais simples, o primeiro lugar ficou para a chef Liliane Pereira, que está à frente do O Banquete, o restaurante secreto.

Liliane chamou a atenção pela criatividade e pelo cuidado em preparar cada prato com o Caju Pirá, um filé de beijupirá em crosta de castanha com arroz negro de caju, no momento da degustação, quando os jurados provaram cada prato.

O segundo lugar do Brasil Sabor 2013 ficou para a chef Marie Anne Bauer e seu Le Marché com o prato Filé de Sirigado, um badejo envolto com folhas de capim santo regado a manteiga de garrafa e servido com arroz de castanha de caju. O sucesso da receita foi tanto, que o prato logo acabou na degustação do evento, faltando prova inclusive para os jurados.

Uma das degustações mais procuradas
Uma das degustações mais procuradas

O chef Jorge Rodrigues, que estava no evento representando o Artesanal Café obteve o terceiro lugar com o prato Camarão Sinfonia Cearense, um camarão salteado sobre o leite de angu de milho verde, guarnecido com rosti de macaxeira e coco, acompanhado de arroz de banana e castanha de caju. A receita, entre os concorrentes, era a que tinha a maior quantidade de produtos regionais.

Outros locais foram destaque no evento pelo sabor das receitas como o Camarão Mandacaru do Restaurante Mandacaru, um camarão empanado com coco, acompanhado de risoto de abóbora e purê de macaxeira, bolado pelo chef Francisco Vieira. O Risoto de Carne de Sol com banana da terra e cachaça do Villa Rios do chef Daniel Mendes; e o Bacalhau Espiritual do restaurante Sobreiro do chef Raimundo Gomes, desfiado com castanha e queijo coalho desfiado, valiam a pena serem acrescentado no cardápio assim como já fez o Geppos com seu Camarão na Abóbora com molho catupiry e arroz de castanha, criação de Glauberson Barros.

O prato do Nem também fez sucesso
O prato do Nem também fez sucesso

Para quem gosta da comidinha com gosto de comida caseira, a melhor opção foi o Assado de Panela Cearense do Restaurante 5 Estrelas, direto do Mercado São Sebastião. Segundo Eleuzinha Rodrigues, proprietária da casa, a participação valeu a pena. “Foi a primeira vez que participei e foi bem bacana, todos perguntavam sobre o prato, queriam saber como fazia e queriam participar”, revela a cozinheira.

Segundo Ivan Paiva, presidente da Abrasel-Ce, entidade que promove o evento, este ano o Brasil Sabor focou na figura do chef. “Buscamos os chefs e a valorização da gastronomia regional com o objetivo de fomentar e movimentar o setor, e este ano acertamos nessa fórmula da busca pelo regional”, avalia Ivan. O chef Luciano Ferreira, um dos responsáveis pela reunião de tantos chefs, também fala animado do resultado final. “Mostramos com este evento que temos no nosso quintal ingredientes suficientes para impressionar”, destaca Luciano.

Participaram também do evento em 2013, os chefs Roney Mendes do BNB Clube, Ana Paula Carvalho do Bonaparte, Faustino Paiva do Restaurante Cantinho do Faustino, Cícero Disney do Hotel Brasil Tropical, Naide Melo do Konibaa, Alexandre Simões do La Taverne Bistrô, Eduardo Sisi do Moana, Francisco Antonio Serafim do Nem, O Rei da Língua, Nayara Guillen do Restaurante Makro, Pawel Kluczewski do Treze Sabores e Mattu Macedo do Centro de Formação Gastronômica Mattu Macedo. Ainda presentes neste momento da gastronomia cearense as lojas de vinhos Boutique Effervescence e L’aubergue Du Vin. Os convidados tiveram ainda a oportunidade de provar os pães artesanais da Rosmarino Pães.

O Brasil Sabor é promovido anualmente pela Abrasel nacional simultaneamente em todas as capitais brasileiras. Durante o evento cada estabelecimento participante cria um prato a preço promocional, baseado na cultura local. Em 2012, cerca de 1.250 restaurantes de 164 destinos participaram do evento.