22, outubro, 2018

Número de cervejarias artesanais cresce 23% neste ano

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Gráfico aponta crescimento no número de cervejarias artesanais no Brasil (Crédito: MAPA)

Em nove meses, saltou de 679 para 835 o número de cervejarias artesanais independentes em operação no Brasil. O comparativo entre os dados de dezembro de 2017 e setembro de 2018 foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O crescimento é de 23% no período. São 169.681 produtos registrados por estas cervejarias.

Com relação aos mercados regionais, o Sul ainda é região com o maior número de cervejarias, contando com 369 empresas, seguido por Sudeste (328), Nordeste (61), Centro-Oeste (51) e Norte (26).

Cerveja de trigo
Cervejarias artesanais ganham destaque na economia brasileira (Divulgação)

Entre os estados, o Rio Grande do Sul ocupa o primeiro lugar, tanto em número de cervejarias (179) quanto em densidade (cervejarias X habitante). No que diz respeito à quantidade de negócios deste tipo, São Paulo ocupa o segundo lugar (144) e a lista segue com Minas Gerais (112), Santa Catarina (102), Paraná (88), Rio de Janeiro (56), Goiás (25), Pernambuco (18), Espírito Santo (16) e Mato Grosso (12).

O geógrafo Eduardo Marcusso e o auditor fiscal federal agropecuário Carlos Vitor Müller são os autores do estudo que revela os números. Eles destacam a importância da transparência ativa dos dados públicos e como estes contribuem para gerar uma ambiente setorial mais estruturado.

Carlo Lapolli
Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) (Divulgação)

Para o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Carlo Lapolli, o crescimento significativo é acompanhado pelo aumento da representatividade do setor no consumo. “O volume de público interessado e comprando a bebida artesanal também está se ampliando. Entendemos que a expansão na oferta faz com que mais pessoas sejam atendidas e percebam sensorialmente os diferenciais dos produtos artesanais”, comenta. “Depois do impacto positivo no paladar, o público vai se informar e perceber que a diferença entre as artesanais e comerciais não está só no copo, mas em toda a cadeia produtiva”, acrescenta.

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