9, novembro, 2016

Portal Sabores Visita: Crocobeach vai muito além do caranguejo

Crocobeach
Crocobeach tem diversidade de ambientes, com áreas sombreadas, mesas perto da piscina, espaço para shows, buffet de self-service e muito mais

Quem curte a boa gastronomia praieira de Fortaleza certamente já deve ter ouvido falar na Crocobeach. A antiga barraca de praia, pode-se dizer, faz hoje jus ao título de complexo, dada a disposição multitemática do espaço, o rico cardápio e a disponibilidade até de um hotel próprio para turistas e visitantes. Como o nosso assunto, hoje e sempre, é gastronomia, resolvemos “aportar” por lá e conferir o cardápio da casa, com uma abordagem que fosse além do tradicional caranguejo das quintas – caranguejo esse que consolidou o nome “Crocobeach” no imaginário da capital cearense, pela associação do crustáceo aos tradicionais shows de humor da marca.

Brochete de carne do sol
Brochete de carne do sol tem delicioso toque amanteigado, recheada com queijo coalho: entrada perfeitamente cearense

Ao entrar pela primeira vez na Crocobeach, o visitante certamente fica deslumbrado com o belo projeto arquitetônico e a ambientação de cada espaço. Entre as piscinas, espaços sombreados e, claro, as velhas e boas mesas perto do mar, com direito ao gostoso toque dos pés na areia da praia, a Crocobeach agrega à experiência do comensal bastante sofisticação, seja pela nobreza do local, seja pelo cardápio variadíssimo.

Outro detalhe que deve ser destacado é o buffet al mare: o self-service da casa funciona todos os dias, das 11h30 às 16h30, com opções variadas de frios, saladas, duas opções de camarão, duas de peixe, duas de massas, duas de carnes, arroz, feijão, batata frita e outros acompanhamentos e guarnições, custando R$64,90 o quilo.

Começamos a nossa degustação pelo cardápio a la carte da Crocobeach experimentando a brochete de carne de sol com queijo coalho. Criação do chef Evando, responsável pela cozinha do complexo, a brochete tem um apelo visual muito interessante – o próprio chef garante que, em certos dias de semana, a entrada “faz fila” na fila de pedidos da cozinha. Com toque saboroso e amanteigado, a carne de sol tem uma cocção que garante suculência, uma saladinha para acompanhar e, claro, o queijo coalho, que dá toda a diferença no resultado final. Prato tipicamente cearense, tem tudo para uma excelente saída, e é bem farto: tem 250 gramas. Excelente dica para ladear uma cervejinha gelada.

Salmão com crosta de pão
O salmão da casa vem acompanhado de arroz de limão siciliano e aspargos, coberto por uma leve camada de crosta de pão e especiarias

A outra opção escolhida foi o salmão com crosta de pão e aspargo fresco, que acompanha arroz siciliano. Cabe destaque à suculência do salmão, que vem levemente mal passado, preservando as características intensas de sabor e aroma do peixe. Combinada a estes valores leves, a escolha do arroz de limão siciliano é mais que adequada, já que o acompanhamento é também leve e não abusa de ingredientes gordurosos para garantir cremosidade.

Tudo fica ainda melhor ao se sentir o contraste da suculência do salmão com a textura da crosta de pão temperada com especiarias. O resultado final é um prato de toque contemporâneo, uma excelente escolha para turistas que estejam com saudade deste pescado de águas frias. Nota 10 para elegância e simplicidade de algo muito bem executado. Difícil de dizer, mas, provavelmente, este foi o melhor prato da visita.

Trio dos Mares
Trio dos Mares acompanha risoto de camarão e serve lagosta, sirigado e camarões grandes

Pra fechar, o Trio dos Mares, contando com 800g da “rainha dos mares”, a lagosta, 200g de camarões grandes e 400g de peixe, no caso, filé de sirigado. A escolha acompanha risoto de camarão com um toque gostoso de dendê. Para encarar o trio, o ideal é estar bem acompanhado, já que, dificilmente, duas pessoas dão conta de tanta comida. A ideia aqui é saborear a variedade e a riqueza dos mariscos cearenses, que vem com frescor. A lagosta, de típico caráter mais adocicado, rende uma combinação muito gostosa com o risoto de camarão, que contrasta pela cremosidade. Um toque de pimenta cai muito bem nessa mistura, certo?

O sirigado, então, é também extremamente saboroso: a Crocobeach está de parabéns no preparo dos pescados, que vem suculentos e no ponto certo. De nada adianta ir para a praia comer peixe quando, em boa parte das barracas da Praia do Futuro, o processo de preparo deixa os mariscos ressecados ou até queimados, não é verdade? Assim como o salmão, este filé indica uma execução ideal. Pra finalizar, os camarões são muito graúdos, de casca crocante, e fecham um “mix marítimo” muito bacana.

O cardápio vai muito além das opções acima… Há também as sobremesas, como paletas mexicanas, milk shakes, brownie com petit gateau, sorvetes, o açaí e outras sugestões. No quesito das entradas, as brochetes não se resumem à de carne do sol (filé de frango com calabresa, filé de peixe com camarão, filé mignon com bacon). Ostras, lula à dorê, dadinhos de tapioca com geleia de pimenta completam as opções.

Já nos pratos principais, o peixe à Crocobeach (pargo frito com batata frita, baião de dois e farofa), a peixada cearense (pargo inteiro cozido com ovos, legumes e o acompanhamento de arroz e pirão), o filé mediterrâneo (400g de filé mignon com ragu de tomate, ervas aromáticas, batata ao forno e arroz de alho poró) e outras delícias agradam muito bem aos paladares mais variados. A Crocobeach também conta com carta de vinhos, espumantes e algumas cervejas, entre nacionais e importadas.

Depois de tanta “falação”, a fome deve estar grande, então só conferindo ao vivo para maiores detalhes… Após degustar as delícias do litoral cearense, ainda dá pra aproveitar um banho de piscina ou de mar… Bom apetite!

Serviço
Complexo Crocobeach
Av. Clóvis Arrais Maia, 3125
Horário de funcionamento: domingo a quarta, das 8h às 18h; quinta, das 8h às 2h (sexta); sexta e sábado, das 8h às 21h.
Telefone: (85) 3521.9600