Doces, salgados e quitutes por todos os lados são os traços de um ambiente aconchegante e acolhedor, tentação para os amantes de sobremesas ou daquele lanche especial. Nas vitrines, as tortas variadas fazem olhos se apaixonar pela beleza e delicadeza de cada criação. Das tortas normais às suntuosas e modernas naked cakes, gostos e aromas variados são utilizados, como limão, maracujá, chocolate e doce de leite.
A Doce Gula faz, há mais de 20 anos, a alegria dos moradores da região da Cidade dos Funcionários e bairros próximos. Agora tenta o mesmo na Aldeota, com nova sede inaugurada na Avenida Leonardo Mota. Com cerca de 280m², a casa inédita traz um ambiente diferenciado, com detalhes e tons claros que remetem um pouco a uma simpática casa de chá, mas com uma leitura um tanto diferente. Segundo a proprietária, Sílvia Vasconcelos, a nova Doce Gula é muito mais que isso, tendo o ambiente muito de sua personalidade carismática expressa nas paredes, cores e objetos.
Não é difícil perceber o porquê. Com extrema simpatia, Sílvia nos recebeu para uma tarde com delícias variadas e um bom bate-papo. Entre uma conversa e outra, Vasconcelos nos contou sobre a carreira, trajetória de vida, os segredos de seu sucesso profissional, a nova sede e, claro, sobre as ofertas da casa.
Com vasto cardápio e diversidade – e segundo Sílvia, este é o principal diferencial que os clientes da Aldeota notaram na Doce Gula – , a casa oferta coxinhas, das tradicionais com frango ao camarão ou caranguejo; pães recheados, como de carne do sol, de camarão ou queijo e presunto; tortas, tradicionais, as especiais – como as naked cakes -, todas em sabores variados, além da opção de montar sua própria torta personalizada; centos de salgados; e também salgados mais sofisticados, como canapés, vol-au-vents, carolinas recheadas, salgados com caviar, queijo roquefort, amêndoas e muito mais. Para quem não curte aquela torta, uma dica é conhecer o leque de sobremesas geladas.
Experimentamos alguns pratos, mas, desde já, adianto: são extremamente saborosos. O primeiro foi o pão de camarão: com massa muito leve e recheio de queijo, a combinação é perfeita e apresenta camarões macios e suculentos. Excelente para qualquer refeição, principalmente para um fã de frutos do mar como este que vos fala. Um lanche simples e despretensioso, mas com muitos méritos: é difícil não notar o quão caprichada é a textura deste prato e a harmonia geral de cada ingrediente.
O segundo prato foi a coxinha de caranguejo. Esta versão de coxinha vem ganhando fama em Fortaleza, e é um dos diferenciais em estabelecimentos como a Dona Coxinha ou o Boteco Praia. Tive o prazer de provar essa delícia, e o veredito é que a versão da Doce Gula está mais do que à altura. A massa é bastante leve, crocante por fora e bem macia por dentro: qualidade de massa essa que a é praxe na linha de salgados. A carne do caranguejo é bem catada, e não encontrei nenhum vestígio de casca, além de não conter temperos inadequados, o que faz com que sintamos o bom frescor do marisco. Um espetáculo… Pena que seja um tanto pequena para o desejo que provoca, o que não impede o cliente de pedir mais uma – ou quem sabe, duas, três…
Para finalizar, a torta de chocolate coroou essa “tarde gulosa” com seus méritos próprios. A sobremesa tem uma massa extremamente macia, ao ponto de ser mastigada e se confundir ao paladar com a cobertura. Para quem gosta dos produtos Nestlé, vai certamente adorar este prato, já que a marca colabora com a Doce Gula. É outra criação simples, mas extremamente bem executada – e aqui fala alguém bem criterioso com doces. Se você aprecia chocolate ao leite, não sabe o que está perdendo.
Também foram servidos alguns salgadinhos, mas infelizmente estava cheio demais para experimentar. A conclusão é só uma: não é a toa a ampla quantidade de fãs e clientes fiéis e antigos. A nova sede, que completou um mês de funcionamento no dia primeiro de setembro, muito provavelmente deve prosseguir com a boa aceitação da marca. A farta opção de sabores é o grande atrativo, além da delicadeza empregada em cada alimento. Já sobre a conversa que tivemos com a Sílva Vasconcelos, em breve vocês conferirão a entrevista completa aqui no Portal Sabores.
Pra finalizar, fazemos apenas uma última ressalva aos nossos leitores: vão preparados, pois pode ser difícil controlar a “gula na Doce Gula”, já que é um produto mais delicioso que o outro…
Vinícius Mateus
Repórter
Serviço
Doce Gula Confeitaria
Avenida Oliveira Paiva, 1580
Telefone: (85) 3271.2680 | 3271.3164
De segunda a sábado, das 9h às 21h. Aos domingos, das 9h às 20h.
Avenida Leonardo Mota, 1500
Telefone: (85) 3224.6616
De segunda a sábado, das 10h às 21h.
Também realiza entregas.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa