Na semana passada, dia 22 de maio, aconteceu na capital cearense a primeira edição da Wine Tasting Fortaleza, uma feira de vinhos e produtos gastronômicos de onze países do mundo trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora. A degustação contou com a presença de mais de 150 convidados no Hotel Gran Marquise. O evento em Fortaleza foi o sétimo realizado pela importadora nestes moldes (a feira itinerante já passou por Recife, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Caxias do Sul).
Foram degustados vinhos espumantes, brancos, rosés e tintos de países como Chile, Argentina, África do Sul, Portugal, Espanha, Itália e França, entre outros. Além dos vinhos, os participantes experimentaram produtos gourmet de marcas como a italiana Paganini.
Confira os vinhos mais elogiados pelos convidados durante a Wine Tasting Fortaleza.
Argentina – Nieto Senetiner Malbec DOC
Elaborado em Mendoza, com a uva Malbec, passa 12 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em adega antes da comercialização. Elogiado pela personalidade, bom corpo, ótima acidez e elegância.
Chile – Santa Carolina Reserva Sauvignon Blanc
Elaborado em um dos principais terroirs chilenos para a uva Sauvignon Blanc, o Vale de Leyda, este é um vinho cítrico e tropical. Leve, saboroso e fácil de degustar, perfeito para dias quentes.
África do Sul – Nederburg Pinotage
Elaborado com a uva que é símbolo da África do Sul, a Pinotage, este vinho amadurece por 6 meses em barrica de carvalho francês e apresenta deliciosas notas de especiarias. Em boca é seco, frutado e com taninos suaves.
Portugal – FP Baga
A enóloga Filipa Pato assina este tinto elaborado a partir de vinhas velhas da uva Baga (não passa por barrica). De aromas intensos e acidez marcante, apresenta delicioso frescor e mineralidade.
Espanha – Pata Negra Verdejo DO Rueda
A denominação de origem Rueda é a principal da região central da Espanha e lá a uva Verdejo é a grande estrela. Vinho de aromas cítricos com notas herbáceas, seco e leve. Delicioso e fácil de degustar.
Itália – Due Lune Nero D’Avola e Nerello Mascalese
Na Ilha da Sicília, no sul da Itália, tem origem este tinto encorpado, com boa acidez e taninos muito bem estruturados. Encantou pelos aromas de frutas escuras e especiarias, com notas terrosas, e pela persistência em boca. Amadurece por 6 meses em barrica.
França – Veuve du Vernay Ice
Espumante francês elaborado na Borgonha para ser degustado com três pedrinhas de gelo (pode levar também frutas cítricas, ervas e gengibre). De aroma frutado e floral, é demi-sec e cremoso em boca.
Sobre a Porto a Porto
Em 2018, a importadora Porto a Porto completa duas décadas. Atualmente, são mais de 1.500 produtos com excelente relação entre custo e qualidade que a tornam especialista e referência no cenário enogastronômico brasileiro. A empresa se preocupa em manter um portfólio completo, oferecendo aos seus clientes a maior variedade possível de itens do segmento.
A Porto a Porto representa aproximadamente 120 fornecedores internacionais de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, entre outros. Além dos vinhos, bebidas como cervejas, destilados, sucos e águas compõem o portfólio. No segmento alimentício, traz a marca Paganini ao Brasil, que possui a maior e melhor linha de itens italianos cuidadosamente selecionados para o consumidor brasileiro. Além dela, dezenas de outros fornecedores de alimentos importados.
Instalada em Curitiba (PR), a abrangência dos produtos em território brasileiro é total. A empresa possui longa parceria com a importadora Casa Flora, com sede em São Paulo (SP). A Porto a Porto possui filial em Porto Alegre (RS) e em Brasília (DF); a Casa Flora possui filial no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG); e o Grupo possui uma distribuidora em Recife (PE), chamada Veloz Distribuição.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa