
Quem já se cansou do estilo tradicional de bares em Fortaleza tem sempre a opção de dar aquela variada e conhecer a moda do momento: os gastrobares. Nesse segmento, destaca-se com vigor o Quintal da Varjota, uma grata surpresa na capital cearense. Basicamente, um gastrobar é um estabelecimento que vai além do tradicional menu de todo bar: agrega uma culinária mais criativa e sofisticada, digna de bons restaurantes, a uma boa carta de bebidas e ao ambiente agitado dos bares. Seguindo esta tendência, o Quintal não faz feio quando o assunto é sua cozinha: com linha contemporânea, a casa tem como proposta “unificar entretenimento com alta gastronomia e experiência sensoriais”.
O Quintal da Varjota é uma iniciativa dos sócios Adolpho Albuquerque, Hendrik Görlich e Tiago Vitor, dividido numa disposição de três espaços variados. O “Espaço Comfee” é o primeiro: funcionando no estilo habitual dos lounges, com cada lounge tendo capacidade para até dez pessoas, é um excelente ponto de encontro de grupos de amigos na hora do happy hour. Já o “Espaço Climate” traz salão climatizado com capacidade de até 80 pessoas, feito para os casais que querem um local mais tranquilo e intimista para estar a dois. Por fim, há o “Espaço Showcase”, sendo um salão aberto com capacidade para até 200 pessoas, área de maior movimento e fluxo de clientela.

Com menu assinado pelo chef Rafael Iori e sob o atual comando da chef Camila Moura, gastrônoma com vasta experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, contemporânea, o cardápio do Quintal tem alguns destaques bastante interessantes: entre os petiscos mais vendidos estão o bolinho do Agreste (bolinhos de flocos de tapioca recheados com carne do sol desfiada ao catupiry e nata, contando com molho de melaço de cana e saquê), o croquete de costela (costela marinada, lentamente assada e desfiada, envolta em massa especialmente saborosa feita com o caldo da costela, acompanhada de molho barbecue), o ceviche marítimo do Quintal (ceviche de salmão com atum, cebola roxa, coentro e pimenta dedo de moça, marinados no suco de limão com azeite, e acompanhado de chips de batata doce) e o brioche burger (mini hambúrgueres de picanha Black Angus uruguaia e bacon grelhados com queijo emmental, servidos no mini brioche com molho do chef, alface e picles – acompanha ainda molhos chimichurri, barbecue e maionese temperada).
No quesito pratos principais, figuram o Tuna Asian, o filé com Shimeji & Parma (medalhão de filé feito na manteiga aromatizada de shimeji e presunto parma, acompanhado de spaghetti puxado na manteiga de ervas e crispy de presunto parma) e o camarão na mini-moranga (mini moranga recheada com um delicioso creme de camarão, acompanhada de risoto de camarão). A casa mudou o menu há apenas três meses, acrescentando diversas novidades ao já extremamente variado menu do gastrobar.

Pra fechar, quanto às bebidas, segundo o Quintal, destacam-se as caipiroskas, muito queridas pelo público fortalezense, seguidas dos signature drinks (drinks exclusivos do espaço): os de maior saída são o Fresh Sunset (vinho rosê, vodka importada, essência de baunilha, suco de morango, hibisco, morangos e cereja), o Hibisco Flavor (gim, hibisco e cranberry) e o Dual Collor.
De acordo com a marca, a ideia do Quintal é permanecer “no meio termo, não abrindo mão da identidade de gastrobar como um todo”. Conciliando a dinamicidade de uma boa carta de bebidas e um ambiente animado, inerentes aos bons bares, com a alta gastronomia mantida, pode-se dizer que o estabelecimento está cumprindo a tarefa muito bem. Uma dica excelente pras noites de fim de semana, como hoje, ou pra qualquer happy hour descompromissado… Cheers!
Serviço
Quintal da Varjota
Avenida Antonio Justa, 3525
Telefone: (85) 3109-3333
Horário de funcionamento: de domingo a quarta, das 11h à 1h. Quinta a sábado, das 11h às 2h.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa