17, março, 2014

Receita diferente com frutos do mar

Nutricionista explica os benefícios da carne branca para o organismo. Veja a receita de coxinha de siri com aratu:

Coxinha de Siri com Aratu (Divulgação)
Coxinha de Siri com Aratu (Divulgação)

A Farinha de Trigo Finna, marca da M. Dias Branco, sugere uma receita bastante conhecida pelo brasileiro com um toque diferente. A Coxinha de Siri com Aratu é recheada com frutos do mar e uma ótima opção de lanchinho ou aperitivo para oferecer às visitas.

De acordo com a nutricionista Fabiana Fontes da Equilibrium, consultoria da marca, a carne branca, que dá um sabor especial à coxinha. “É fonte de proteína com baixa quantidade de gordura. Além disso, contém 25% da necessidade de fósforo diário e 57% da quantidade de selênio. Seu benefício está associado à ação antioxidante que o selênio confere e também aos processos do metabolismo que ocorrem na presença do fósforo”, explica a profissional.

A carne branca possui ainda 4,5 vezes menos gordura do que a carne vermelha (metade das calorias quando comparado ao consumo de um bife), tem quantidade de proteína adequada e é de fácil digestão.

A nutricionista, no entanto, alerta para a quantidade de sal do alimento. “Pessoas com pressão alta, problemas renais ou cardíacos devem ficar atentas. Nestes casos deve-se lavar as carnes em água corrente para diminuir quantidade de sal”, completa Fabiana.

Prepare a receita e experimente esse diferente aperitivo.

Coxinha de Siri com Aratu

Ingredientes:

Massa:
1 xícara (chá) caldo de camarão
1 xícara (chá) creme de leite
2 colheres (sopa) margarina sal a gosto
1 xícara (chá) Farinha de Trigo Finna sem fermento
2 gemas

Recheio:
2 colheres (sopa) azeite
1 cebola pequena bem picadinha
150g carne de siri limpa
150g de carne de aratu limpa
1 copo vinho branco seco
½ xícara (chá) coentro picado
2 ovos para empanar
farinha de rosca para empanar

Óleo para fritar

Modo de Preparo:
Coloque para ferver o caldo de camarão, o creme de leite e a margarina. Quando ferver acrescente a farinha de trigo e mexa sem parar por 4 minutos para cozinhar bem. Coloque as gemas e mexa rapidamente. Deixe esfriar.
Enquanto isso faça o recheio: aqueça o azeite e frite a cebola, acrescente os tomates, a carne de siri, a carne do aratu e o vinho. Deixe cozinhar por 3 minutos, acrescente o coentro e misture. Abra um pedaço de massa, recheie e modele com as mãos em forma de coxinhas. Passe pelo ovo, depois pela farinha de rosca e frite em óleo quente, sob imersão. Tire do óleo e deixe escorrer no papel absorvente e sirva.