27, outubro, 2014

Sabores da Europa: Hungria

Nossa colunista na Hungria
Nossa colunista na Hungria

Continuando o meu post sobre gastronomia, da série Sabores da Europa, hoje eu vou falar sobre um prato que gostei muito, o famoso Gulyás, para os húngaros, ou simplesmente goulash.

O autêntico goulash era preparado pelos antigos pastores húngaros com carne de vaca cozida, cebolas, gordura de porco, pimentão ou páprica, cominhos, sal e água, sem adição de farinha. É um prato típico originalmente húngaro, mas hoje também é popular na Áustria e, em geral, em toda a extensão do antigo império austro-húngaro. Um dos ingredientes indispensáveis neste prato que vale a pena chamarmos a atenção é a páprica, trazida pelos turcos, que logo foi encantando os paladares húngaros.

A páprica é uma especiaria muito famosa na Hungria, ela tem várias propriedades nutricionais importantes, além de ser um maravilhoso estimulante da circulação, seus carotenoides protegem o organismo contra os danos das EROs ou espécies reativas de oxigênio, que em excesso no nosso organismo podem ser prejudiciais, superando a capacidade antioxidante e conduzindo a um desequilíbrio do nosso corpo.

Sendo da família da pimenta, a páprica tem alta concentração de capsaicina, que reduz as dores e traz benefícios cardiovasculares e ainda ajuda a emagrecer. Então vamos usar a páprica!!!!

Curiosidade: saindo um pouquinho da culinária tradicional e falando de tendência gastronômica, uma frase inquestionável é a famosa máxima que “comemos com os olhos”… E pensando nisso, uma gelateria em Budapeste teve a ideia de servir sorvetes em forma de rosas, que são desenhadas pelas suas atendentes-artistas. Literalmente você vai saborear uma obra de arte feita especialmente para você, e é claro que pedi de frutas para não sair da dieta.

Para quem quiser experimentar o Goulash Hungaro segue a receita tradicional, com algumas sugestões de adaptações mais nutritivas:

Goulash Hungaro

Ingredientes
1,5 Kg de músculo
250 g de cebolas cortadas
5 dentes de alho picados
gordura suína (receita original) ou óleo de canola (opção da nutri) ,
1 colher (sopa) de páprica picante húngara,
1 colher (sopa) de páprica doce,
600 g de tomates, sem pele e sem sementes
600 ml de água aquecida
250 ml Vinho tinto seco
600 g de batatas cortadas em quatro
1 colherinha de açúcar (sugestão açúcar magro)
2 pimentões verde e vermelho picados
sal, cuminho, louro e pimenta do reino à gosto.

Modo de Preparar
Numa panela, refogue bem a carne até ficar bem douradas com o óleo ou gordura suína. Junte a cebola e o alho. Misture tudo muito bem, acrescente um pouco de pimenta do reino, a páprica, os tomates picados. Tempere com sal à gosto e uma pitada de açúcar (só para tirar a acidez). Deixe ferver tampado, em fogo baixo, por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar 15 minutos. Repita esta operação 3 vezes, acrescentando as batatas na 2 operação. Na última vez, acrescentar o pimentão picado e o vinho tinto. Sirva como uma sopa com algum tipo de pão da sua preferência, pão preto ou italiano.

Bom apetite!