Saiba os benefícios de tomar vinho diariamente e aproveite o feriado consumindo a bebida com moderação
Muitas pessoas gostam de tomar vinho diariamente e no feriado de Páscoa não será diferente. Mas para não tomar vinho sem saber seus benefícios, o enólogo Julião Freitas Martinez preparou algumas dicas para o consumo saudável da bebida. “O vinho de alguma forma ou outra, sempre esteve vinculado à história da humanidade. Importantes civilizações antigas, como os egípcios, os gregos e os romanos, utilizavam o vinho como remédio”, reforça Martinez.
De acordo com ele, o álcool pode ter efeitos tanto benéficos como maléficos, dependendo da quantidade consumida. “Para que ocorra um aproveitamento máximo do vinho é necessário conservar as características gerais dele, como a limpidez, transparência e intensidade que fazem com que se concentrem toda vitalidade e longevidade dos componentes ativos adquiridos ao longo dos processos e todos os benefícios dele, além da própria temperatura na hora do consumo”, afirma Martinez.
A idade e outras características da pessoa que consome o álcool, e especificidades da situação também são importantes. “Segundo alguns pesquisadores, o melhor vinho para a saúde, é o tinto, justamente pela maior concentração de compostos antioxidantes, sendo aconselhável o consumo diário em torno de 300 ml, equivalente de um a dois cálices de vinho por dia sem exagerar, quantidade esta suficiente para adquirir ótima saúde”, diz.
Composição do vinho
O vinho tem chamado a atenção por possuir em sua composição substâncias que são benéficas à saúde, entre elas, estão os compostos fenólicos que são os mais importantes, e estão divididos em dois grupos flavonoides (antocianinas, taninos (flavanóis-3), flavanóis e flavonas) e os não flavonoides (ácidos benzoicos, ácidos cinâmicos e os estilbenos (resveratrol)).
“Os compostos fenólicos existentes em grandes quantidades, tanto em uvas como nos vinhos, e em destaque está o resveratrol que tem despertado atenção por possuir capacidade antioxidante, anti-inflamatória, bactericida e antiviral, inibe a oxidação do mau colesterol LDLs, age como estimulante digestivo, reduz anemia, osteoporose, estimula o fator de crescimento, além de possuir efeito preventivo contra doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento orgânico e celular, oferecendo proteção contra doenças neurodegenerativas como mal de Alzheimer e o Parkinson”, diz o enólogo.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa