15, julho, 2014

Você conhece os food trucks?

Tendência na Europa e nos EUA, os food trucks estão invadindo o Brasil

Por Gabriel Moterani, do Guia Kekanto

Kombosa Shake
Kombosa Shake

Tendência na Europa e nos EUA, os food trucks estão invadindo o Brasil. Trailers, kombis e barraquinhas especializadas em alta gastronomia, com produtos criativos e preços baixos, já chegaram por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília, fazendo sucesso.

Embora o primeiro food truck tenha sido aberto no século XIX, somente nos últimos anos essa moda ganhou força. Em Los Angeles, graças à crise financeira que começava a se espalhar pelo mundo em 2008, a ideia do americano Roy Choi chamou a atenção de empresários e investidores: ele passou a vender tortillas mexicanas recheadas com churrasco coreano em um trailer. Em um ano, Choi faturou aproximadamente US$ 2 milhões. Os food trucks que se tornaram febre no mundo seguem a mesma lógica – comida gourmet nas ruas e com preço acessível para a população.

Em São Paulo, essa onda chegou com tanta força que em poucos meses alguns donos de trucks ganharam um espaço próprio no Butantan Food Park, na zona oeste da cidade. São 30 opções, entre trailers e barraquinhas, estacionadas em um espaço que abriga quase 2000 pessoas, e vendem desde pratos mais tradicionais, como costelinha suína ao barbecue, a comidinhas e guloseimas, como os famosos macarons. Na Vila Madalena, também zona oeste, tem sido cada vez mais comum encontrar kombis estacionadas comercializando suas especiarias. O Kombosa Shake, do empreendedor Diego Fernando Juliano já é sucesso com seus diversos sabores de milk-shake, que incluem Nutella, Bis, paçoca e a criação própria Circus (mistura de chocolate, doce de leite, manteiga de amendoim, crocante e canela).

Isso só tem sido possível em São Paulo graças a uma lei sancionada no final do ano passado, que regulamenta a venda de comida de rua na cidade. Antes, com apenas barraquinhas de cachorro-quente podendo ter alvará de funcionamento, outros comerciantes agiam na clandestinidade e contavam com a tolerância da fiscalização. Neste novo cenário, chefes de cozinha e jovens empreendedores vêem no mercado uma oportunidade grande de negócios.

Fortaleza não deve estar longe na mira destes empresários. Logo menos, os food trucks passarão a ser parte do cenário cotidiano da cidade e competirão com os trailers mais tradicionais. Pasteleiros, vendedores de hot-dog, etc, precisarão se adaptar com a chegada dos trucks para garantir que a clientela não seja dividida.

No rumo que se segue, a expectativa é que essa moda chegue nas principais capitais brasileiras em breve, principalmente as com grandes forças turísticas e econômicas.