8, março, 2018

Restaurantes de frutos do mar são dica para a Quaresma

Salmão do Jardim do Alchymist
Salmão do Jardim do Alchymist é uma das sugestões de pescados para o período de Quaresma (Divulgação)

A Quaresma, período religioso que vai de 14 de fevereiro a 29 de março, é marcado pelo jejum de carne vermelha para muitos religiosos. Para quem gosta bastante de carne, esse é um momento de um certo sacrífico: uma das saídas é degustar e valorizar mais os frutos do mar. Fortaleza, cidade conhecida por suas belas praias e por restaurantes de frutos do mar, apresenta um leque de opções para esse período.

Atualmente, o Brasil ocupa lugar de destaque na produção de pescados. De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de pescado no Brasil – de 14,4 kg por habitante/ano – já superou o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é 12 kg, por habitante, a cada ano. Esse patamar reflete o crescente consumo de peixes e frutos do mar por brasileiros, conforme mostra última pesquisa realizada pela Embrapa Pesca e Aquicultura.

Confira algumas dicas abaixo:

Jardim do Alchymist

Com um mix que diversifica entre o regional e o europeu, o restaurante conquistou os apaixonados por frutos do mar. Para quem deseja experimentar um prato especial com salmão, o Jardim do Alchymist é o local ideial: o prato que ganha destaque leva filé de salmão recheado com queijo brie e vem acompanhado de um equilibrado e saboroso risoto de caju. No cardápio, também entra o fettuccine com camarões e aspargos, que leva massa fresca, camarão flambado com vodka, creme de leite fresco, aspargos e especiarias.

Camarão Internacional
Camarão Internacional é o prato de maior saída no Coco Bambu (Divulgação)

Coco Bambu

Tradicional no Ceará, o restaurante já entrou para a lista dos mais adorados do país quando o assunto é frutos do mar. O prato mais conhecido e degustado do Coco Bambu se chama camarão internacional, que leva cremoso arroz com ervilhas e presunto, envolvido com molho branco e gratinado com queijo mussarela, acompanhado de batata palha.

Bacalhau Narciso do João do Bacalhau
Sugestão no João do Bacalhau é o bacalhau Narciso, que traz o lombo do peixe assado com molho de tomate, presunto de parma, purê e vinho do porto (Divulgação)

João do Bacalhau

O restaurante português serve o famoso bacalhau das mais variadas formas. Um dos destaques é o bacalhau Narciso, que traz o lombo do peixe assado com molho de tomate, presunto de parma, purê e vinho do porto.

Marcão das Ostras
Ostra é a especialidade no Marcão das Ostras (Divulgação)

Marcão das Ostras

Para quem deseja um ambiente mais leve e descontraído, porém especializados em frutos do mar e com pratos de dar água na boca, o Marcão das Ostras é uma excelente pedida.

Como o nome indica, a especialidade da casa é a ostra. Existem receitas como a ostra refogada com arroz e batata sautée ou o arroz de ostra.