7, junho, 2018

Você conhece o tea sommelier?

Chá
O chá é uma bebida milenar e multicultural que traz diversos benefícios à saúde: confira na entrevista e conheça o tea sommelier (Divulgação)

Nesta semana, vamos falar de um assunto que eu especialmente sou apaixonada e que, se usado corretamente e com conhecimento, pode auxiliar e muito na saúde e longevidade. Vamos entrar no mundo dos chá e conhecer mais sobre o tea sommelier, uma tendência mundial que está crescendo no nosso país. E, para isso, entrevistei duas autoridades no assunto, Dani Lieuthier e Ana Spengler: elas são especialistas em chás e fazem parte do Instituto Chá, que tem como objetivo fomentar a cultura do chá no Brasil. Confiram a reportagem completa.

Falem um pouco da importância do chá nos países do Oriente.

O chá está para o chinês, japonês ou indiano como o café está para o brasileiro.

No Brasil, temos o costume de beber chá em momentos específicos, como: após as refeições, acompanhando um bolo, antes de dormir ou para curar alguma dor ou desconforto. Já no Oriente, toda hora é hora de chá. Os asiáticos bebem chá também durante as refeições, por exemplo. Além do hábito de consumo, o chá também faz parte da espiritualidade em alguns países, como o Japão. A cerimônia do chá é uma tradição importantíssima nesse país. O chá também é muito relevante na economia em países como China, Índia, Sri Lanka, Japão, Taiwan,e Nepal, onde o produto representa uma das maiores fontes de renda provenientes da exportação.

Dani Lieuthier
Dani Lieuthier é especialista em chás e designer de chás, proprietária da marca de blends artesanais Caminho do Chá e idealizadora do Instituto Chá (foto: acervo pessoal (Facebook))

Quais os benefícios dos chás para a saúde?

A Camellia sinensis traz diversos benefícios para a saúde. Entre as mais conhecidas estão as catequinas, que são polifenóis antioxidantes. Assim sendo, elas combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo desenvolvimento do câncer. Também retardam o envelhecimento das células do corpo, prevenindo o envelhecimento precoce, diminuem a absorção de colesterol pelo corpo, reduzem o desenvolvimento de diabetes, entre outros benefícios. Essa substância é encontrada em maior concentração no chá verde.

A teína, cafeína encontrada no chá, é absorvida pelo corpo de maneira mais lenta do que a cafeína do café, devido a outra substância presente no chá, a L-teanina. Dessa forma, o corpo não tem nenhum pico de energia, e a teína permanece no corpo por mais tempo, o que proporciona um maior tempo de concentração e foco. A combinação das catequinas com a teína é a responsável pelo efeito emagrecedor tão conhecido. Isso ocorre porque o metabolismo fica mais acelerado, e as calorias são queimadas mais rapidamente. Para essa finalidade, recomenda-se o consumo do chá verde antes da prática de atividade física, e aliada a uma dieta balanceada. Alguns tipos de chá, como o Oolong e o Chá Escuro, possuem efeito digestivo. Os chineses bebem chá durante as refeições para esse fim. A Camellia sinensis também é conhecida pela alta concentração de fluorina em suas folhas, principalmente nas folhas mais velhas. A fluorina é utilizada para tratamento dentário. E a simples ingestão de chás auxilia na prevenção de cáries.

Ana Spengler
Ana Spengler é chef de cozinha há mais de dez anos e bacharel em gastronomia pela Univale (foto: Nilo Biazzetto Neto)

É verdade que existe um curso preparatório no Brasil para quem quer se aprofundar nos conhecimentos sobre chás?

Sim. Em 2016, foi inaugurado o Instituto Chá, com o primeiro Curso de Sommelier de Chá do Brasil. No curso, os alunos aprendem sobre a cultura de consumo e produção de chás nos principais países do mundo dos chás, como China, Índia, Sri Lanka, Japão, Taiwan, Tailândia, Turquia, Quênia, Nepal, entre outros. Além do estudo das características dos chás de cada país, durante o curso, o aluno faz a análise sensorial de mais de 60 tipos de chás, o que possibilita a prática das habilidades sensoriais, e identificação de diferentes tipos de chá a partir de seu aroma e sabor. O curso também aborda o lado cultural do chá, com o estudo das cerimônias de chá.

Uma tendência estudada durante as aulas é o uso do chá como ingrediente de culinária. Durante uma aula de culinária, os alunos aprendem receitas fáceis para colocar essa teoria em prática, e treinam a harmonização de chás com comidas doces e salgadas. Após a formação em sommelier de chá, os tea lovers podem se aprofundar em um Curso de Tea Blending, em que aprendem a fazer misturas de chás, ervas, frutas, flores e especiarias, com base em estudos de Fitoterapia, Ayurveda, Medicina Tradicional Chinesa e outros. A primeira turma desse novo curso, também inédito no Brasil, vai ter início em agosto de 2018, em São Paulo e em Curitiba.

O que é o tea sommelier e o que ele faz?

O sommelier de chá pode elaborar cartas de chá, fazer a seleção e compra criteriosa de chás, criar receitas de chás quentes e gelados, drinks com chá, doces e pratos preparados com chá em sua composição. Também desenvolve a habilidade de fazer a harmonização de chás com comidas, entre outras possibilidades.

Como essa ferramenta pode agregar na carreira profissional?

O uso do chá pode ser explorado de diferentes maneiras, de acordo com o campo de atuação de cada novo sommelier de chá. Os chefs de cozinha, donos de restaurantes e empórios, baristas, sommeliers de vinho e de cerveja têm uma grande oportunidade de destaque em seu meio de atuação quando se tornam também tea sommelier, pois o chá é uma forte tendência no ramo da culinária.

Já os médicos, nutricionistas e terapeutas podem utilizar os novos conhecimentos para usar o chá de forma mais atrativa a seus pacientes, através da escolha de produtos com maiores propriedades de sabor e de aroma, além de dominar mais o assunto para embasar suas escolhas.

Tea lovers das mais variadas profissões buscam o curso para se aprofundar no mundo dos chás, por hobby ou por também enxergarem o setor como uma área promissora para novos negócios. Seja por busca profissional ou seja por uma busca pessoal, os futuros sommeliers de chá sempre têm uma característica em comum: a preocupação com o bem-estar.

E uma super novidade é que em julho haverá um Curso de Formação em Tea Sommelier, inédito em Fortaleza. Para maiores informações, é só entrar em contato pelo telefone (85) 98887.7973 ou email do Instituto Chá: [email protected].

Namastea 🙂

Raquel PessoaRaquel Pessoa é Nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma. Também é Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Suplementação Esportiva. Tem Especialização em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É membro associada na Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-SBCBM.

Facebook: nutricionista raquel pessoa
Instagram: nutricionistaraquelpessoa
Consultório Pátio Dom Luiz, 1200
Torre I – Sala 606
Contatos: (85) 3067.4741 |  98887.7973
www.raquelnutry.com.br
Colunista do Portal Sabores