23, outubro, 2013

Caponga recebe a 6ª edição do Festival da Sardinha

A praia da Caponga promete ficar agitada no próximo final de semana, De 25 a 27 de outubro, sexta a domingo, a cidade promove mias um festival gastronômico no Ceará, com um grande espaço gourmet, que vai ter como prato principal um peixe famoso na região, a sardinha. O VI Festival da Sardinha da Caponga já está consolidado no calendário turístico do Ceará e pretende comercializados mais de 30 mil quilos do pescado.

A organização do evento tem a expectativa de movimentar dez mil pessoas por dia, entre veranistas, turistas e os próprios moradores locais. A 6ª edição Festival da Sardinha começa na próxima sexta-feira, às 17 h, com o cortejo cultural pelas ruas da Caponga e segue até a Arena Gastronômica, que funciona das 18h às 2h da manhã. A entrada para o evento é um quilo de alimento não perecível que pode ser trocada tanto na própria Arena, como na Farmácia Caponga e na Igreja Nossa Senhora da Saúde. O alimento arrecadado vai ser destinado ao Natal sem Fome, da própria paróquia da cidade.

A Arena Gastronômica contará com três espaços especiais: dois gourmets e um para apresentações culturais e artísticas. Destaque para o local exclusivo para apreciar o peixe que dá nome ao festival, o Espaço Sardinha Gourmet, onde serão apresentados diversos pratos com receitas exclusivas.

Além disso, mais 20 estandes oferecem comidas também servidas com sardinha. As receitas serão elaborados por mulheres de pescadores capacitadas no curso de culinária à base de sardinha e frutos do mar, ofertado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em ação realizada como forma de preparação ao Festival e também de geração de emprego e renda.

No sábado, a Arena Gastronômica promove o concurso de melhor prato de sardinha. No último dia do Festival, no domingo, as barracas de praias da Caponga comercializarão pratos à base de sardinha e de frutos do mar.

Serviço:

6º Festival da Sardinha, na Caponga
De 25 a 27 de outubro, na Praça do Sardinhão, de 18 às 2 horas
Telefone: (88) 8742.9208 e
(88) 9654.9212 (falar com Katiuce)