17, outubro, 2016

Manter uma dieta sem carboidrato pode prejudicar a saúde

Spaghetti com Ricota e Legumes
Spaghetti com Ricota e Legumes

Um dos principais mitos difundidos sobre o macarrão é que o consumo dele, por ser um alimento rico em carboidrato, faz a pessoa engordar ou prejudica quem está em dieta para perder peso. Mas segundo Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria da Pelaggio, marca da M.Dias Branco, ter uma alimentação pobre em carboidratos sem acompanhamento médico adequado pode trazer sérios riscos à saúde.

“Os carboidratos presentes nas massas são responsáveis em nos fornecer nutrientes energéticos, são eles que ministram a maior parte da energia necessária para o corpo realizar nossas atividades normais, como andar e trabalhar”, explica Fabiana. Por essa razão, uma alimentação com consumo restrito de carboidratos deixa o indivíduo sem energia e força para desempenhar seu trabalho, estudo ou atividade física.

Os principais efeitos sentidos por quem restringe o consumo de carboidratos são cansaço, dores de cabeça, sonolência, fraqueza, falta de concentração, tontura e até desmaios. Além disso, a nutricionista explica que com um corte total de carboidratos da alimentação diária o organismo passa a usar a proteína como fonte de energia, provocando a perda de massa magra.

Carboidratos não são inimigos das dietas, mas exageros demais, como molhos gordurosos, nem pensar!
Carboidratos não são necessariamente inimigos das dietas, mas exageros demais, como molhos gordurosos, nem pensar!

“Quem corta totalmente os carboidratos pode até registrar uma perda de peso, como defendido pelas dietas da moda”, conta Fabiana. Porém, a profissional destaca que essa redução não acontece de uma forma saudável e dificilmente consegue ser mantida posteriormente. “Além de ficar indisposta, as chances da recuperação do peso perdido após esse período é grande, pois a pessoa volta a consumir o que era de costume”, completa.

A verdade é que consumir macarrão, na quantidade correta e com os acompanhamentos indicados, pode ainda contribuir na redução do peso. Isso acontece porque o macarrão possui um baixo Índice Glicêmico (IG), ou seja, diminui a velocidade do nível da glicose no sangue, proporcionando saciedade mais prolongada. Segundo Fabiana, a quantidade ideal recomendada para um adulto é de dois pegadores de massa numa refeição, sempre acompanhados de uma fonte de proteína, como carnes, frango, peixe, ovos cozidos ou peito de peru, e legumes variados.

Seguindo as dicas da nutricionista, a Pelaggio criou uma receita leve e saborosa que pode ser incluída no plano alimentar de qualquer pessoa. Feita com ricota e legumes, o prato não pesa na balança e é uma ótima sugestão de almoço ou jantar balanceado. Confira a forma de preparo abaixo.

Spaghetti com Ricota e Legumes

Ingredientes
2 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de margarina light
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 xícaras (chá) de leite desnatado
sal e noz moscada ralada a gosto
1 embalagem de cream cheese light (150g)
1 xícara (chá) de ricota ralada
1 cenoura (média) picada
1 tomate grande (sem pele e sementes) picado
2 colheres (sopa) de margarina light
1 couve flor pequena (só os buquês) cozida “al dente”
1 embalagem de Spaghetti de Sêmola Pelaggio cozido “al dente” (500g)

Modo de Preparo
Doure a cebola em 1 colher (sopa) de margarina. Junte a farinha dissolvida no leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz moscada. Acrescente o cream cheese, a ricota e misture bem. Reserve.

Refogue a cenoura e o tomate na margarina restante. Junte 1 xícara (chá) de água fervente e cozinhe até a cenoura ficar “al dente”. Junte ao molho reservado. Acrescente a couve flor e misture. Sirva a seguir com o Spaghetti de Sêmola Pelaggio.

Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 333 Kcal