14, setembro, 2012

Anuário Vinhos do Brasil

 

A Baco Multimídia, em parceria com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), lança no mercado a edição 2013 do Anuário Vinhos do Brasil.  Depois do sucesso da edição 2012, será dada continuidade ao trabalho de apresentação do universo do vinho brasileiro e suas regiões.  Segundo o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, “a primeira edição do Anuário Vinhos do Brasil  possibilitou reunir em uma única publicação bilíngue informações sobre a produção de vinhos, o mercado, as inovações e as perspectivas do setor, sendo um importante instrumento de apresentação institucional e promocional do setor vitivinícola”. O anuário é útil para o projeto Wines of Brasil, realizado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que promove o vinho fino brasileiro engarrafado pelo mundo.
 
A edição 2013 do Anuário abordará a constante evolução do vinho nacional, que amplia suas fronteiras para o exterior com notável reconhecimento, muitas vezes traduzido em prêmios. Rico em dicas e serviços para o leitor e totalmente traduzido para o inglês, o anuário é uma ferramenta de trabalho para os profissionais da área, além de ser referência para o trade e consumidor final. 
 
Ao passar pelas páginas da publicação, o leitor passará pelas mais importantes regiões vinícolas brasileiras, por meio de um descritivo de cada uma delas. A exposição das vinícolas acompanha informações sobre as castas mais plantadas, rótulos, rotas do vinho, além do enoturismo e gastronomia, mostrando o que cada região tem de melhor a oferecer. “O anuário traz um exclusivo panorama do mercado vitivinicultor brasileiro, com números atualizados e com a consolidação de dados e resultados dos estados produtores, fotos, infográficos, tendências e padrões de consumo”, diz o jornalista e expert Marcelo Copello, diretor editorial da publicação. Além de dicas e serviços, a publicação traz ainda uma das maiores provas às cegas já feitas de vinhos brasileiros, com centenas de vinhos organizados por categorias (tintos, brancos, espumantes, rosés, vinhos de sobremesa), com a classificação dos melhores.
 
Segundo a gerente do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, 2013 será um ano de muitas portas abertas para o setor vitivinícola brasileiro. “A Copa do Mundo tem despertado a atenção dos grandes compradores para os nossos vinhos e, como consequência, esperamos ganhar visibilidade e reconhecimento em importantes mercados como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra”, explica. “Nesse sentido, o Anuário Vinhos do Brasil será uma importante ferramenta para disseminar o que a nossa indústria está fazendo para se preparar para estes mega eventos”, declara Andreia.