23, julho, 2013

Coffee Beans: o café para comer

1Os amantes do café agora contam com mais uma opção no mercado para degustar o grão. Após quatro anos de estudos e testes com os mais variados tipos de cafés e processos, uma empresa familiar de chocolates do Espírito Santo criou um café comestível, uma espécie de massa preparada com o grão arábica moído, misturada com manteiga de cacau sem sabor e açúcar. Os doces em formato e gosto do grão, batizado de Coffee Beans, já estão disponíveis no mercado.

A empresa SPA (Sociedade Produtora de Alimentos), através de Flavio Abaurre, inventou uma forma de processar cafés especiais torrados e finamente moídos, compostos com gordura vegetal. Obtendo uma massa de café integral, que pode ser solidificada e moldada.  Flavio Abaurre inventou com o café o mesmo que o inglês Joseph Fry fez com a bebida de chocolate em 1847, misturando pó de cacau com manteiga de cacau e açúcar e inventando o que intitulou na época de “chocolate para comer”.

O curioso docinho em forma de grão de café é obtido a partir do processamento de café 100% Arábica Premium -processo patenteado pela SPA-, que resulta em uma massa de café integral na 2qual estão preservadas as características de aroma e sabor, além da oferta nutricional do produto. A empresa afirma que o produto é feito com o legítimo café arábica e é por isso que preserva o sabor do café brasileiro, dando a sensação de que comer e tão bom quanto tomá-lo.

A massa de café integral da SPA é fabricada em duas versões: grãos de café para consumo direto e acompanhamento do cafezinho (Coffee Beans) e discos para uso culinário (Coffee Coins).  Ambas as versões em três sabores: espresso, cappuccino e café com leite.  O Coffee Beans está disponível para venda em três formatos diferentes: 400g e possui grãos de 3g cada, caixinhas com 15 unidades de 10g cada e os sacos, que trazem 84g dos doces, com 6g cada um. Já o Coffee Coins é voltado ao mundo da gastronomia, podendo ser usado em receitas e como acompanhamento, e o objetivo da empresa com o disco é aumentar o consumo de café no setor de confeitaria. 

3