Nutricionista indica alimentos ricos em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres
A correria da vida moderna e o trânsito, somados ao estresse do dia a dia contribuem para problemas cada vez mais comuns nos dias de hoje: uma alimentação inadequada e a falta de tempo para atividades físicas. Um estilo de vida saudável e balanceado são práticas fundamentais para manter em dia a saúde. Porém, durante alguns cuidados devem ser tomados durante o exercício e a alimentação.
Segundo Thais Souza, nutricionista da rede Mundo Verde, a atividade física e a alimentação balanceada são práticas fundamentais para manter em dia a saúde. Porém, durante o exercício, principalmente o de alta intensidade, o consumo de oxigênio pelo organismo pode aumentar de 10 a 20 vezes, elevando a produção de radicais livres, que são responsáveis por causar danos às células e aos tecidos.
“Em excesso, essas moléculas podem destruir a membrana das células, provocando no DNA alterações que podem levar ao envelhecimento precoce ou até propiciar o desenvolvimento de doenças degenerativas”, afirma a nutricionista. Além disso, os radicais livres prejudicam também o desempenho, antecipando a fadiga. Isso ocorre porque a elevada concentração intramuscular dessas moléculas compromete a função contrátil das células musculares.
Incluir alimentos ricos em antioxidantes na dieta ajuda a minimizar os danos causados às células pela atividade física. “Os minerais zinco e selênio, por exemplo, evitam a formação de radicais livres. São fontes de zinco as ostras, as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), os cereais integrais e semente de abóbora. Já os grãos integrais e a castanha do Brasil são ricos em selênio”, indica a Thais.
As vitaminas A, C e E, além dos flavonóides e carotenóides, neutralizam a ação dos radicais livres. São fontes de vitamina A e carotenoides a abóbora, a cenoura, o tomate, a melancia, o abacate, o suco de laranja, as ervilhas, o mamão, a manga e a acerola. A laranja, o mamão, o morango, a acerola e o abacaxi são alimentos fontes de vitamina C. Já a vitamina E está presente no gérmen de trigo, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelãs, amendoim), semente de girassol. Os flavonóides podem ser encontrados no chá verde e suco de uva integral.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa