5, dezembro, 2012

Governo Federal e setor vitivinícola

 

A parceria do governo federal para construção de controles e normatizações mais efetivas motivou reunião de representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) com as entidades do setor vitivinícola nacional na tarde desta terça-feira (4), em Bento Gonçalves.
 
Recém empossados nos cargos, o Secretário Substituto de Defesa Agropecuária e Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/SDA), Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior, e o Coordenador Geral de Vinhos e Bebidas (CGVB/DIPOV), Álvaro Viana, ouviram e responderam aos pleitos apresentados pelos dirigentes das entidades da Uva e do Vinho, na sede da Embrapa Uva e Vinho.
 
A implantação em todo o país do cadastro vitícola e vinícola, assim como a regulamentação do vinho artesanal foram os temas que demandaram maior atenção no encontro. Entretanto, o andamento do Decreto que regulamenta a Lei do Vinho, o reconhecimento das Indicações Geográficas, a equiparação da rotulagem de vinhos nacionais e importados, algumas práticas enológicas, o Programa Alimento Seguro, entre outros assuntos, também foram abordados na ocasião.
 
“Particularmente não vejo nenhum problema de o gerenciamento deste controle ser feito por uma entidade do setor privado. O diferencial competitivo da cadeia produtiva será dado pela seriedade de seus atores”, observou Cavalcanti sobre a ampliação dos cadastros para o restante do país. “Queremos maior fiscalização e a implantação desta ferramenta nos demais estados produtores irá ajudar bastante”, salientou o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Eduardo Piaia.