14, dezembro, 2017

Harmonização de queijos e cervejas

Sugestões de harmonizações de queijos e cervejas
Sugestões de harmonizações de queijos e cervejas

Tradicionalmente, quando se fala em harmonização com queijos, logo se pensa em vinhos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon e Malbec, ou, ainda, um clássico branco Chardonnay. Este tipo de degustação geralmente acontece no inverno. Mas como o Brasil é um país tropical, no qual dias quentes são frequentes, a dica é degustar os queijos com outros tipos de bebidas, como cervejas especiais geladinhas. A Tirolez, em parceria com a Brasil Kirin, sugere três harmonizações de queijos e cervejas.

São sugeridos para esta harmonização três queijos maturados: Gouda, Reino e Montanhês. Estes tipos de queijos, após o processo de produção, que inclui a pasteurização do leite, coagulação, corte e salga, permanecem em repouso para a maturação (período que pode demorar de poucas semanas a alguns meses), em ambientes com temperatura e umidade controladas. São queijos com sabores marcantes.

Confira abaixo as sugestões de harmonização, feitas pelo sommelier da Brasil Kirin, João Victor Tapparo, e monte sua tábua de queijos:

Queijo Gouda + Eisenbahn Weizenbier
A cerveja estilo Weizenbier é uma bebida com um perfil bem aromático, que remete ao sabor de banana e cravo. Por ser refrescante e bem gaseificada, combina perfeitamente com o Gouda, pois suaviza o sabor picante e ressalta o leve toque adocicado do queijo.

Reino + Eisenbahn Strong Golden Ale
Por se tratar de um queijo forte, de sabor marcante e predominante, o Reino pede uma cerveja com a mesma força. Por isso, a indicação é a Strong Golden Ale da Eisenbahn, que é bem encorpada, levemente adocicada e bem alcoólica. Para um queijo que é tão imponente, uma cerveja com alta graduação alcoólica ajuda a limpar o paladar, proporcionando uma harmonização perfeita entre o queijo e a cerveja.

Montanhês + Pale Ale

Mais suave que o parmesão, o queijo Montanhês pede uma cerveja com um nível de amargor equilibrado, que faça o contraste com o sabor e limpe o paladar. Neste quesito a cerveja tipo Pale Ale é perfeita, pois tem um amargor médio a baixo, levemente tostado, que complementa o sabor do queijo Montanhês.

Para mais informações sobre queijos, acesse o site www.tirolez.com.br.