14, março, 2014

Mercadinhos São Luiz iniciam campanha de doação de instrumentos musicais

Campanha “Acordes do Coração” beneficiará crianças e jovens atendidos pela Associação Tapera das Artes

instrumentos-musicaisNeste sábado, 15 de março, os Mercadinhos São Luiz vão se transformar em um grande palco. Na ocasião, crianças e jovens atendidos pela Associação Tapera das Artes mostrarão seu talento para o maestro João Carlos Martins. A ação faz parte do lançamento da campanha “Acordes do Coração” dos Mercadinhos São Luiz, que tem como objetivo arrecadar instrumentos musicais, novos e/ou usados, para serem doados à Associação Tapera das Artes. De acordo com Ritelza Cabral, diretora da ONG, “a ideia surgiu porque sabemos que muita gente tem um instrumento musical abandonado dentro de casa, seja um violão, uma flauta, uma gaita, e, na nossa associação, esse instrumento vai fazer uma diferença enorme. Queremos resgatar esses instrumentos”.

Para doar, basta deixar o instrumento musical em uma das doze lojas dos Mercadinhos São Luiz (são nove lojas em Fortaleza e duas no interior do Estado – uma em Juazeiro do Norte e outra no Crato) e preencher uma ficha de cadastro. O doador vai ter ainda a opção de apadrinhar uma criança e acompanhar seu desenvolvimento dentro da associação.

A ação, além de ter o apoio dos Mercadinhos São Luiz, terá o maestro João Carlos Martins como grande incentivador. O maestro tem como objetivo criar mil orquestras de música em todo o país, e o Ceará será o início desse sonho. “Num primeiro momento, o nosso foco principal neste tipo de ação é o ensino da música. Através da musicalização, aproximamos um novo público deste universo maravilhoso e temos a perspectiva de, em primeiro lugar, formar um novo público apreciador da música clássica. Além disso, buscamos que muitas destas crianças e jovens possam vir a ter a música como uma forma de expressão pessoal, sem que isso seja, ainda, um ofício ou profissão. Num momento seguinte, esperamos formar profissionalmente jovens e crianças que venham a ter a música como profissão. Finalmente, e tão importante quanto qualquer das situações anteriores, temos o objetivo de descobrir talentos musicais, diamantes a serem lapidados, e que, através da sua arte, trarão muito orgulho ao nosso país”, destaca o maestro.
Tapera das Artes

A ONG Tapera das Artes atende 300 crianças, com idade entre 7 a 14 anos, além de 154 jovens, com idade entre 16 e 29 anos. A associação iniciou suas atividades em 1983, mas, desde 1996, direcionou suas atividades para projetos culturais voltados ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através de programas específicos de educação para a arte.

Segunda a diretora da ONG, Ritelza Cabral, há uma escassez muito grande de instrumentos na associação, por isso a iniciativa da campanha. “São sete crianças para cada instrumento musical e com essa companha queremos mudar o cenário”, destaca Ritelza.

SERVIÇO:
Lançamento da Campanha “Acordes do Coração”
Local: Mercadinhos São Luiz, Loja Cocó (Av. Engenheiro Santana Júnior, 2977).
Data: 15 de março de 2014
Horário: 10h